quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Plano para o Turismo

- Publicidade -
Antonio Roberto Rocha 
Natal tem tudo para, nos próximos cinco anos, finalmente fazer jus ao jargão já tão amarrotado, mas que sugere que “uma cidade só é boa para o turista se for boa para a população”. A bela capital potiguar não vem cumprindo, como deveria, ao longo dos anos, tais interfaces. 
Porém, a partir do novo Plano Diretor de Natal, sancionado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, há duas semanas, deverá ser pavimentado, finalmente, um novo caminho que trará melhorias do saneamento ao investimento. E o Turismo, obviamente, será o maior beneficiado. A esperança está no “mar”.
Maquiagens – A capital potiguar, que tem uma das orlas marítimas mais exuberantes do país, é paradoxalmente a que oferece menos atrativos ou avanços urbanos. O péssimo estado de conservação cruza anos e administrações, com “maquiagens” mal feitas focadas em votos fáceis. 
Um fato é inquestionável: Natal agora poderá ganhar, com o Plano Diretor, a “roupa nova” que tanto precisa para desfilar, em grande estilo, nas passarelas do turismo mundial.
Orla – “O momento é de otimismo. A alteração do gabarito nas praias dos Artistas, Meio e Forte vai trazer investimentos, negócios e o interesse das redes de hotéis. Idem em relação à praia da Redinha, onde já está em curso uma grande obra de revitalização. Com o novo Plano Diretor, a bela orla que permite vista do Forte dos Reis Magoas e da ponte Newton Navarro poderá ganhar meios de hospedagem e locais de entretenimento”, comenta George Costa, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomécio-RN, que participou das exaustivas reuniões que resultaram no Plano Diretor.
Marina – O gestor, que atua no segmento de turismo receptivo (Luck Natal), observa ainda que a regulamentação da ZPA 7, da Fortaleza dos Reis Magos, permitirá não só equipamentos no seu entorno como a tão-sonhada marina, que poderá ser uma “revolução” no turismo potiguar. 
Integração – “Na Via Costeira, o desmembramento dos grandes lotes propiciará espaços de lazer em áreas de até 2 mil metros, como bares, restaurantes e casas de show, entre outros. Vai dar mais uso à Via Costeira. E integrar a população aos turistas”, ressalta George Costa.
RN está na BTL, em Portugal
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), participa da 31ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2022, na capital portuguesa, até domingo (20). Com estande próprio de 36m², o RN quer fortalecer a marca do destino em seu principal mercado emissor na Europa.
Agendas com empresas aéreas e operadoras estão entre as pautas, assim como o atendimento ao público visitantes, sempre realizado pela gerente de Promoção Internacional, Nayara Santana. Além de empresários de Natal, estão na BTL representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH/RN) e de municípios como São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul (Pipa).
Europa – A BTL é a segunda feira do ano na Europa que traz negócios para o Nordeste. A primeira é a Fitur, que foi realizada em janeiro, em Madri. Em áureos tempos de voos charteres internacionais para Natal, com mercado amplamente aquecido, as outras duas feiras importantes para o Nordeste neste primeiro semestre, na Europa, eram a BIT (Milão) e a ITB (Berlim). 
Estande na feira de Ribeirão Preto
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), participa nesta sexta e sábado (18 e 19) da 24ª edição da Feira de Turismo AVIRRP (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região), que ocorre na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O Rio Grande do Norte marca presença com estande próprio de 24 metros quadrados.
Pipa recebe influenciadores portugueses
Com o objetivo de apresentar o destino Pipa por meio do marketing de influência, o Ilê de Pipa Mc Gallery Hotel Collection, em parceria com o Sofitel Lisboa Liberdade, promoveu nesta semana um evento voltado para influenciadores lusitanos.
 Os influenciadores convidados são @ivadominguesoficial (419 mil seguidores), diamantinomartins (19 mil), @emmanuelle_realstate_iad (2.576), @patnunes6 (1.422), @sarasousapintoo (32,1 mil), @mariaalicemedina (2.436), @enio_sem_h (1.930) e @brunocabrerizo (549 mil). Juntos, os produtores de conteúdo e influenciadores que estão no evento somam um público de mais de um milhão de seguidores.
Arquitetos e urbanistas visitarão o Forte
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte (CAU) promove visita oficial neste sábado (19) ao Forte dos Reis Magos. A proposta é levar, além dos arquitetos e urbanistas, estudantes de arquitetura e pessoas interessadas em patrimônio, agregando informações e curiosidades sobre o local.
A visita será guiada pelo professor de História Henrique Lucena e pelo engenheiro Alcio Pereira, responsável pela restauração e recuperação da fortaleza.  O CAU/RN conta com as parcerias do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) e da Fundação José Augusto (FJA) nesta ação, cujo acesso é gratuito.
Preservação – A Comissão de Patrimônio do CAU tem como objetivo a preservação e a valorização do patrimônio arquitetônico do RN. Vale sempre lembrar que a história e a identidade do povo são mantidas através de atos de cidadania.  
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas