quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

PM monta esquema de “guerra” para ABC e Ceará

- Publicidade -

FRASQUEIRÃO - A PM utilizará policiamento à pé, viaturas, policiais à paisana, cavalaria, uso de cães e detectores de metal

As forças de segurança pública do estado estiveram reunidas ontem, na sede da PM, para definir os últimos detalhes do policiamento para o jogo ABC e Ceará, que acontece na tarde de sábado, no Frasqueirão. Serão mobilizados 800 homens. Ficou definido ainda que os ônibus da torcida organizado do Ceará serão escoltados enquanto estiverem no Rio Grande do Norte. A medida é para evitar ataques, como o ocorrido no dia 14, no Ceará, quando um torcedor do América foi baleado e morto no retorno à Natal.

A preocupação da polícia foi fundamentada por mensagens obtidas pelo Serviço de Inteligência em sites de relacionamento, como o Orkut, em que membros das torcidas do América ameaçam torcedores do Ceará dizendo que a morte do americano seria vingada com derramamento de sangue. As trocas de ameaças de morte foram identificadas e são alvo de uma investigação.

O comandante da PM, coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro, espera se antecipar a qualquer ato violento. “Vamos escoltar os ônibus do Ceará a partir da cidade de Mossoró. Tanto na ida, quanto na volta”, garantiu. Segundo o coronel, as estatísticas mostram que a violência, na maioria das vezes, não acontece no estádio ou durante as partidas. “O problema é após o jogo”, revelou.

O subcomandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Francisco Araújo, especialista no planejamento de operação complexas envolvendo multidões como o Carnatal e Carnaval, explicou que a polícia empregará todos os recursos a disposição com policiamento a pé, a cavalo e motorizado. “Vamos utilizar cães, policiais velados (a paisana) e detectores de metais na entrada do estádio. Além disso, será proibido a entrada de latas e vasilhames de vidro no estádio”, disse. O uso do helicóptero da Secretaria de Segurança Pública não foi confirmado.

Na reunião de ontem, participaram o delegado geral da Polícia Civil, Ben-Hur de Medeiros; o coordenador de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Cidadania, Marcos Dionísio; e o promotor do Ministério Público, Claúdio Emereciano. A Polícia Civil vai instalar uma DP no estádio e a Justiça um Juizado Especial.

A direção das torcidas organizadas do ABC e do América também estiveram presentes. “Essa reunião é positiva na medida que os responsáveis pela segurança convocam as torcidas organizadas para virem compartilhar a responsabilidade pela tranqüilidade que deve ocorrer sempre nas praças esportivas. É preciso de haja firmeza por parte dos policiais, mas essa firmeza não pode ser confundida com a violência que já foi cometida por policiais contra torcedores”, falou.

O coordenador lembrou ainda que “os líderes das torcidas tem a obrigação de sinalizar pelos torcedores de que não compactuam com a violência, que lamentam as mortes ocorridas, e que esperam a punição de todos os criminosos que se infiltram nas torcidas organizadas para dar vazão a perversidades. Conheço um pai que perdeu dois filhos em episódios envolvendo torcidas e maus policiais. Uma família foi destruída, o esporte perdeu torcedores e a sociedade ficou enlutada. O futebol é a alegria do povo, unifica e reúne torcedores. Falta colocar esses torcedores para protagonizar o bem e não a violência”, falou. 

Bate-papo / Francisco Araújo

Quantos homens estarão trabalhando na segurança do jogo?
Ao todo serão 800 policiais envolvendo aí a cavalaria, a ostensiva e também o trânsito.

O esquema de segurança vai envolver a escolta de torcedores e da equipe visitante?
Sim com certeza. Depois do fato ocorrido no Ceará e com as ameaças pela internet observamos essa necessidade. Vamos escoltar a torcida do clube visitante de Mossoró até Natal e na volta de Natal até Mossoró. No caso do time do Ceará a escolta será feita do hotel onde a equipe estará hospedada para o estádio Frasqueirão e vice-versa.

E com relação ao trânsito. Alguma modificação. O trânsito precisará ser interrompido nas proximidades do Frasqueirão?
Não o trânsito manterá seu fluxo normal tanto nas proximidades do estádio, quanto nas ruas que dão acesso ao mesmo. Esperamos que nesta área tudo ocorra bem. O Batalhão do trânsito já tem tudo montado para realizar a operação no dia do espetáculo.

Para este jogo haverá alguma novidade na proteção ao torcedor?
Sim, todos que entrarem no estádio Frasqueirão terão que passar por um detector de metais. A medida evita que o torcedor esteja com armas de fogo ou outros instrumentos metálicos que possam ferir. Além disso, não vamos tolerar o uso de latas ou garrafas dentro do estádio, assim não teremos problemas com esses objetos em caso de briga ou para não serem arremessados ao gramado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas