quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

PM prende quadrilha de assaltantes

- Publicidade -

O Batalhão de Choque prendeu, na manhã de ontem, dois casais denunciados, anonimamente, como autores de assaltos e arrastões na Zona Sul de Natal. Foram presos em Nova Descoberta o mecânico Renato Ross Teixeira da Silva, 25 anos, Francisco de Assis da Silva Neto, o “Neto Baga” e as mulheres Dara Dayane Alves de Paula e Maria Nigiane dos Santos Brito,  de 32 anos.
Dois homens e duas mulheres foram presos ontem por suspeita de participação em assaltos
O tenente do Batalhão de Choque da Polícia Militar, Marcelo Queiroz, disse que a denúncia foi feita pelo telefone 190 do Ciosp e, a partir daí, interceptaram os dois casais num Fiat Uno, branco,  na Rua Auris Coelho. Com os presos, a PM encontrou uma pistola 40 milímetros, um revólver calibre 38, um quilo de cocaína e trouxinhas de maconha, mais R$ 400,00 e som  de carro e telefones celulares roubados.

Como vão ser indiciados por tráfico de drogas, a quadrilha foi levada para ser autuada em flagrante delito na Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), em Brasília Teimosa, onde um vendedor reconheceu os acusados como as pessoas que tomaram seu carro de assalto, na noite do sábado (23), no bairro de Lagoa Nova. Eles são acusados de assaltos a farmácias e outros estabelecimentos comerciais em Natal. Há indícios de paticipação da quadrilha no arrastão a um restaurante na avenida Prudente de Morais.

#SAIBAMAIS#Ao fim de dez dias entre a primeira reunião ocorrida na segunda-feira (18) e a outra que ocorreu, ontem à tarde, com a área de segurança pública do Estado, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em  Transporte Rodoviário do Rio Grande do Norte (Sintro-RN), Paulo Herôncio Galdino disse que “houve uns 15 assaltos em ônibus”.

Ele disse que não podia dizer se em relação a todos esses assaltos foi registrado Boletim de Ocorrência na Polícia, como ficou acertado na primeira reunião com a participação de representantes das empresas de ônibus. Fora isso, o presidente do Sintro, Nastagnam Batista, informou por telefone, que entre a terça-feira e ontem, não havia ocorrido nenhum assalto a ônibus. Mas, ele confirmou que houve dois arrombamentos, nos terminais de ônibus da Redinha e da Cidade da Esperança pela madrugada, “porque lá não tem vigia”.

Garis assaltados
Um dia depois de assaltarem um policial militar armado e fardado, os marginais agiram contra garis. No início da tarde de ontem (27), um grupo de quatro garis foi assaltado enquanto descansava após o almoço e aguardava o início do turno vespertino. A ação foi registrada na rua Monte Sinai, bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte da capital.

De acordo com uma das vítimas que preferiu não se identificar, o grupo de trabalhadores passou a manhã varrendo algumas ruas do bairro Nossa Senhora da Apresentação e, após almoçar, descansava à sombra de uma árvore na rua Monte Sinai. Por volta das 13h, os garis foram abordados por dois adolescentes armados. “Cada um estava em uma moto. Os dois estavam armados. Chegaram, anunciaram o assalto e levaram nossos celulares”, disse o homem.

A ação foi rápida e os criminosos ameaçaram os garis. Segundo um dos homens, os bandidos usavam farda de um colégio particular de Natal. “Eles eram novos. Não tinha mais de 16 anos. É um absurdo. A gente não tem paz nem na hora do trabalho”, contou o gari que também não quis revelar o nome.  Os quatro garis prestam serviço à Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) através da empresa Trópicos. Os bandidos fugiram e a polícia não foi acionada. “Não adianta. Vamos voltar a trabalhar e rezar para não acontecer de novo”, disse um dos garis.

Bate-papo – Elieser Girão
Secretário estadual de Segurança Pública do RN

O que evoluiu da primeira reunião para essa outra, em relação à segurança dos ônibus e táxis em Natal?
A primeira coisa que perguntamos pra eles, foi como é que está o andamento das mudanças que já foram feitas, porque ocorreram algumas prisões, tantos de autores de homicídios e assaltos, como também prisões que evitaram assaltos e homicídios dentro dos ônibus e dos taxis. Então,  essas prisões aconteceram e a gente procurou construir que alguma coisa foi feita, então por favor, reconheçam que algumas coisas foram feitas.

Mas, na saída da reunião, o representante do Sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus disse estar cético quanto a evolução da estratégia de segurança contra os assaltos?
Cada um de nós, temos a liberdade de pensar, graças a Deus em nosso país o cara tem liberdade de pensar e de falar, ele pensa e fala o que ele quer. Então, o que a gente está querendo fazer é o seguinte: nosso compromisso é, nós somos profissionais da segurança pública, estamos adotando medidas para melhorar a segurança deles, agora, algumas medidas são preventivas, que são das atribuições deles, dos empregados e dos empregadores. Essas medidas nós procuramos mostrar aqui e estamos orientando que entrem num acordo e que a gente possa ter medidas que possam ajudar na segurança deles.

Também se fala que existe uma limitação orçamentária para colocar mais policiais na rua?
A Policia Militar tem  menos efetivo, a Policia Civil está com menos efetivo, Bombeiros, Itep. Os outros estados estão na mesma situação, efetivo a menos a gente tem. Agora, a PM está fazendo policiamento nas ruas, com veículos novos, que nós compramos, com o pessoal trabalhando, isso não tem feito falta, eu não tenho é como colocar um policial em cada esquina, isso não dá.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas