quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

PMDB abre convenção no ginásio Nélio Dias

- Publicidade -

Com o Ginásio Nélio Dias decorado nas cores verde, vermelha e branca e ao som do jinlgle da campanha, das lambadas que embalaram os comícios e passeatas na década de 1980, foi instalada agora há pouco a convenção do PMDB que vai homologar as chapas majoritária e proporcional para a disputa das eleições deste ano no Rio Grande do Norte. A majoritária é formada por nomes de peso na política potiguar. Presidente da Câmara do Deputados, Henrique Alves será o candidato a governador, tendo como vice o presidente do Partido da República (PR), deputado federal João Maia. A ex-governadora e ex-prefeita de Natal, Wilma Maria de Faria (PSB), será a candidata ao Senado ao lado do ex-presidente da Federação das Indústrias (Fiern), Flávio Azevedo, indicado para a suplência.

A aliança de 18 partidos em torno de propostas para o RN recebeu o nome de “Coligação União pela Mudança”. Juntos eles têm mais de 120 prefeitos e cerca de 900 vereadores.
#ALBUM-5285#
Além da chapa majoritária, o PMDB vai homologar os nomes de Walter Alves, Heleno Luiz da Silva e Fafá Rosado para a Câmara dos Deputados. Serão candidatos a deputado estadual  pelo partido Álvaro Dias, Ezequiel Ferreira, Gladstone Heronildes, Gustavo Fernandes, Hermano Morais, Kátia Maria Nunes, Laércio Gomes de Macedo, Luiz Carlos Noronha, Marcos Lacerda, Nelter Queiroz e Rogério Diniz. O PMDB Mulher vai apresentar de suas candidatas durante a convenção.

O arco de alianças formado para apoiar a chapa majoritária será dividido na disputa proporcional para a Assembléia em três coligações. O PMDB integrará uma delas – “União pela Mudança 1”, junto com PSB, PR, PROS, DEM,SDD,PDT e PRB, que terá 44 candidatos. Outra, integrada pelos partidos PPS, PHS,PTB e PV lançará  46 candidatos a deputado estadual. Na terceira estão 38 candidatos representando PSDB, PSC, PSDC, PMN, PRP.

A proposta de coligação e escolha de candidatos será apreciada por 170 convencionais de todas as regiões do Estado, representando 210 votos (há candidatos que votam mais de uma vez). Pela estimativa dos organizadores, a convenção será encerrada por volta das 18 horas, com a reunião de representantes de todos os partidos no palco do ginásio.

As primeiras caravanas começaram a chegar por volta de meio-dia e foram ocupando as arquibancadas de acordo com as preferências partidárias. A “União Pela Mudança” espera reunir cinco mil pessoas para respaldar a decisão dos convencionais.

Além do PMDB, dois outros partidos também realizam convenções no ginásio Nelio Dias. São eles o PSB, da Wilma, e o PROS do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas