domingo, 28 de abril, 2024
25.1 C
Natal
domingo, 28 de abril, 2024

PMDB tem o maior número de prefeitos e de filiados

- Publicidade -

Depois de oito anos, o PMDB lançará candidato próprio ao Executivo potiguar. A legenda chega para o pleito deste ano com uma base na qual conta com mais de 50 prefeitos no Estado, sendo a legenda com o maior número de gestores municipais, além de 40.302 filiados.  Além do candidato a governador, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, o partido lançará postulantes à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa.  Para as vagas de deputado estadual o PMDB lançará 14 candidatos próprios.

O arco de alianças formado para apoiar a chapa majoritária liderada por Henrique Eduardo, ao governo, e Wilma de Faria, para o Senado, será dividido na disputa proporcional para a Assembléia em três coligações distintas. O PMDB integrará uma delas, junto com PSB, PR, PROS, DEM,SDD,PDT e PRB, que terá 44 candidatos. Outra, integrada pelos partidos PPS, PHS,PTB e PV, lançará  46 candidatos a deputado estadual. Na terceira coligação estão 38 candidatos a estadual representando o  PSDB, PSC, PSDC, PMN, PRP.

#SAIBAMAIS#Alguns dos partidos que integram a aliança em torno da chapa majoritária PMDB/PSB também farão coligações nesta sexta-feira. Entre eles, o PDT do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e o PR, do deputado João Maia. O encontro do PDT está marcado para começar às 10h, no ginásio de esportes do Centro Educacional Dom Bosco, no conjunto Gramoré, Zona Norte de Natal. A legenda lançará um candidato a deputado federal, o ex-secretário chefe do gabinete do prefeito de Natal Savio Hackradt, e quatro postulantes a deputado estadual, um deles (Agnelo Alves) tentará a reeleição.

Terão direito a voto na convenção os 52 integrantes do diretório estadual e ainda os 60 delegados, representantes dos diretórios municipais. Antes de irem para a convenção do PMDB, O deputado federal Henrique Eduardo Alves e a vice-prefeita Wilma de Faria deverão ir, por volta das 13h, a convenção do PDT.

Números
A força dos partidos

PMDB
40.302     filiados
53       prefeitos
31       vice-prefeitos
335     vereadores
02       senadores
01       deputado federal
02       deputados estaduais

Candidaturas

Deputado federal:
Walter Alves e Fafá Rosado

Deputado estadual:
14 candidatos

Aliança política

PMDB – PSB – PR – PROS – DEM – SDD- PDT – PRB – PPS – PHS – PTB – PV –  SDD – PSC – PSDC – PMN – PTN – PRP

Coligação deputado federal

PMDB, PSB, PR, PROS, DEM,SDD,PDT, PRB, PPS, PHS,PTB, PVP, SDB, PSC, PSDC, PMN, PTN e PRP

Coligação deputado Estadual

Coligação 1
PMDB, PSB, PR, PROS, DEM,
SDD, PDT, PRB

44 candidatos

COLIGAÇÃO 2
PPS, PHS,PTB, PTN, PV

46 candidatos

COLIGAÇÃO 3
PSDB, PSC, PSDC, PMN, PRP

38 candidatos

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas