Pneu do carro furou, saiba como trocá-lo com toda segurança

Publicação: 2020-02-23 00:00:00
A+ A-
Descobrir que o pneu não está em condições de uso é arriscado. Troque-o. A maioria dos veículos tem o estepe na parte traseira, na parte de dentro ou no exterior. Alguns estepes são fixados na carroceria por um sistema de parafuso estilo "borboleta", outros necessitam da própria chave de roda para que sejam soltos da carroceria. Como fazer.

Pare em um lugar plano e seguro. Se possível, leve o veículo para um posto de gasolina ou para um lugar livre de ameaças externas. Coloque o triângulo de sinalização na via.

Caso o veículo tenha câmbio manual, deixe-o engrenado em ordem de marcha e com o freio de mão puxado. Se for câmbio automático, deixe-o na letra P, "Parking", juntamente com o freio de mão acionado.

Retire todos os acessórios necessários para a substituição do pneu: macaco, chave de roda, chave-segredo, entre outros. Assim, você evita o vaivém entre a roda e o porta-malas.

Uma dica importante é deixar a roda deitada, para evitar o risco de que ela role na direção da via.

Com o veículo ainda no chão, solte os parafusos da roda que vai ser substituída. O próprio peso do veículo o ajudará a fazer com que a roda não gire.

Coloque o macaco na posição indicada na soleira do veículo e comece a içar o automóvel.

Retire todos os parafusos de fixação e depois retire a roda.

Coloque o estepe no lugar da roda e aperte os parafusos.

Baixe o macaco e o retire.

Guarde as ferramentas usadas juntamente com o pneu furado. Não se esqueça do triângulo de sinalização. Não ter estepe ou tê-lo sem condições é infração.


Deixe seu comentário!

Comentários