quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Poder em Jogo

- Publicidade -

Lydia Medeiros

Prazo esgotado
O Planalto manteve cada voto sob controle na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e não teve surpresas com o resultado que recomendou o arquivamento da denúncia contra o presidente da República. As concessões aos ruralistas e a outros setores mostram que o governo aposta em tranquilidade também no plenário. A um ano da eleição, apesar de toda a impopularidade de Temer, há um sentimento generalizado no Congresso de que acabou o tempo para mudanças.

O senador Tasso Jereissati, agravou a crise do PSDB

O senador Tasso Jereissati, agravou a crise do PSDB

Exaustão tucana
O ultimato de Tasso Jereissati a Aécio Neves, exigindo sua renúncia à presidência do PSDB, agravou a crise tucana. O gesto irritou a ala governista, que o considerou uma humilhação para o mineiro. Aécio disse a vários colegas que precisava de uma saída honrosa e que não seria expulso. Ainda que cheguem a um acordo, a convivência não será fácil, como mostra a reação do senador Cássio Cunha Lima, um dos que assumiram a defesa de Aécio no plenário: “Ele não pode pedir mais nada. Agora tem de sair.” A crônica indecisão tucana será posta à prova.

Uma câmera na mão
Ao final da votação da denúncia contra Temer, a sala da CCJ da Câmara se transformou num grande estúdio. Dezenas de deputados gravavam vídeos pelo celular para suas redes sociais, narrando ao vivo o resultado que livrou o presidente.

Novas regras
Com uma lista de ex-fornecedores de obras e serviços sob investigação da Lava-Jato, o governador Pezão sancionou lei que exige um programa de integridade (compliance) das empresas que assinarem contratos ou parcerias com o Rio de Janeiro. A lei estabelece padrões para os programas das empresas e fixa multa de 0,02% (dois centésimos por cento), por dia, incidente sobre o valor do contrato em caso de descumprimento, até o limite de 10% do total.

Figurante na Esplanada
Uma nota de repúdio à portaria do governo com mudanças na fiscalização do trabalho escravo no país chegou a ser redigida por parte da equipe da ministra Luislinda Valois (Direitos Humanos), mas acabou vetada. Com o posicionamento, auxiliares se convencem de que Luislinda assume cada vez mais a posição de ministra decorativa.

Multas em alta
Supera a marca de R$ 800 milhões o estoque de multas eleitorais acumulado na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para cobrança judicial, conforme informação repassada à Câmara. Esse valor foi apurado no segundo semestre de 2016.

Esclarecimento
A assessoria do grupo Opportunity enviou à coluna os seguintes esclarecimentos acerca da nota “Insistência”, publicada aqui no dia 17/10: “O Opportunity ficou sabendo de pedidos de investigação do processo de licitação da Santos Brasil — a exemplo do citado em sua coluna — por meio de reportagens. Nessas ocasiões, informou que não houve qualquer tipo de irregularidade na formação e aquisição da Santos Brasil, empresa negociada na Bolsa de Valores de São Paulo, no Novo Mercado, portanto, em estágio mais avançado de governança corporativa.”

Postal do Cerrado
Os senadores Tasso Jereissati e Aécio Neves conversam no plenário no dia em que o mineiro reassumiu o mandato. A crise em torno da salvação do mandato de Aécio abalou fortemente a antiga amizade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas