Alex Medeiros
PoEmma Procto-Político-Midiático
Publicado: 00:00:00 - 10/11/2021 Atualizado: 22:35:51 - 09/11/2021
Alex Medeiros 
alexmedeiros1959@gmail.com

Está fazendo quinze anos de um rebuceteio nas folhas impressas antagonizado pelas estrelas do jornalismo de Pindorama, Mino Carta e Diogo Mainardi. Naquele tempo, os dois desafetos se acusavam de praticar mau jornalismo, e que agora tanto tempo depois nos parece que ambos tinham suas razões. Pelo menos a poeta norte-americana naturalizada sulabecedista, Emma Thomas, pensou exatamente isso na época com um poema publicado em seu blog e transcrito nos grandes jornais de Nova York, Europa e Bahia.

Divulgação


(Emma Thomas, 2006)

Política no Brasil é politicagem
Imprensa na política é ficção
Notinha de política é fuleragem
Matéria de política é eleição.

Política na TV é com paixão
Análise de jornal é pabulagem
Neguinho só edita com tesão
Aquilo que vendeu na vadiagem.

Cada um pregando sua coragem
De acordo com a pauta de balcão
Se fizeram da notícia malandragem
Transformaram em bazar a redação.

Carimbaram o diploma com cifrão
A usura se tornou uma tatuagem
Camelôs do fato e da versão
Redatores de farsa e sacanagem.

Triste fim o da comunicação
Jornalistas se vendem e coagem
Independência virou subversão
Cumplicidade é só camaradagem.

Honra à Mulher
(No dia de nascimento do poeta alemão Friedrich Schiller, nascido em 10 de novembro de 1759, um trecho do seu poema em homenagem às mulheres (o título acima), mais de duzentos e cinquenta anos antes de qualquer discurso feminista ou de campanhas e leis que combatam a violência, o desrespeito, a deselegância, assim como as vozes dissimuladas que se arvoram representantes de todas as fêmeas do mundo.

“Honra à mulher! Para ela é dado
jardinar a terra com as rosas do céu!
Toda abençoada, ela une os amores em seu coro
no véu das graças, sua beleza ocultando,
ela cuida de cada altar 
que é sagrado para o sentimento,
e continua vivendo o fogo!”

FFF

Livro 
Claudia Santa Rosa lança amanhã, 18h, na Escola Manoel Dantas seu livro “Aprendendo com a Escola da Ponte: Repensar a Educação”, expondo sua luta incansável e a experiência acadêmica e prática durante estudos em Portugal.

Blog de Eugênio 
Carbono Zero é o nome do blog recém-aberto pelo geólogo Eugênio Cunha, um espaço para suas impressões e divulgação de fatos relacionados com questões ambientais, que é sua praia. Sem verborragia panfletária e ecochata.

Fagner 
Amanhã 19h no Bar Me Leve o leilão da tela de Fagner pintada por Wilton Bezerra, com venda revertida à Fundação Raimundo Fagner, em Fortaleza. Haverá também exposição de quadros com artistas pop do rock e do cinema.

Desastre 
Num dia um cidadão morre por ser-lhe negado atendimento básico no Hospital Walfredo Gurgel; noutro dia um auxiliar do gabinete governamental ameaça de morte uma família, com a arma de fogo que renega o seu porte para a plateia.

Nos States 
A esquerda desnorteada nos EUA com recentes fatos envolvendo a chapa Joe Biden e Kamala Harris. O primeiro chamou de farsa a eleição do companheiro Ortega na Nicarágua, a segunda tem a pior rejeição de um vice na história.

Formador 
O jornalista Allan dos Santos, assim como Alexandre Garcia, tem mais leitores e ouvintes do que muitos veículos tradicionais de imprensa. E é esse exército de seguidores que segue repercutindo as suas opiniões nas redes sociais.

Desunião 
As primeiras torcidas gays criadas no Brasil foram do Grêmio (Coligay, 1977) e Flamengo (Flagay, 1979). Quatro décadas depois, a segunda está sendo acionada por agressão moral ao time gaúcho. Ô, raça desunida, meu deus.

Atentado 
A Polícia precisa ir a fundo na investigação da tentativa de assassinato da prefeita de Alexandria, por mais que setores da mídia tenham adotado silêncio no caso. Na cidade as pessoas suspeitam e falam de motivação passional.

Brasileirão 
A Na reta de chegada, e com o Galo quase campeão, a rodada de hoje tem Athletico PR x Ceará, Atlético MG x Corinthians, Santos x Bragantino, Palmeiras x Atlético GO, Fortaleza x São Paulo, Juventude x Internacional.  

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte