quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Poesia de domingas

- Publicidade -
Alex Medeiros
Em 1970, o cantor Jorge Ben (ainda sem Benjor) era um dos destaques nas paradas das rádios AM e frequentava auditórios de TV fazendo o Brasil balançar no suingue do seu samba-rock, do sambalanço também levado por Simonal, outro gênio da época. Quase toda canção de Jorge tinha a figura da musa. Lembrando disso, separei três poemas com nomes de mulher e que bem (ou benjor) podem ser designados versos de domingas, de domingo.
LUÍZA
Só sei que é bela
uma filha da brisa
menina de estrela
Vênus Monalisa

No céu uma janela
que mundos divisa
Jane Barbarella
a deusa Artemisa

No mar da procela
na noite imprecisa
o sorriso revela
o olhar profetiza

E eu olho pra ela
uma sacerdotiza
pintada numa tela
impressa em camisa

Lembra Gabriela
da pele tão lisa
num verso-aquarela
eu pinto Luiza.

BEATRIZ
O que sumiu e que escapou
no som da noite que ela ouvia
quem perguntou não percebia
a melodia que ela cantou

No horizonte de um outro dia
abriu uma fresta e a luz entrou
ela sorriu e então pensou
o amor soprou quando dormia

Abriu na tela do computador
versos antigos de uma poesia
de uma bailarina Beatriz
Letra cifrada de compositor
feita pra ela, a doce Bia
que ele pedia pra ser feliz.

ALICE
Na jornada de Ulisses
no trajeto do argonauta
na pegada do astronauta
vou nos passos de Alice

No estrelato de Candice
na galáxia de Bardot
no poder de Eleanor
eu sigo as luzes de Alice

No mistério de Clarice
na dança de Billie Jean
no passado de Marylin
canto o futuro de Alice

Na lua da deusa Circe
nos tantos sóis de Tieta
no Jardim de Julieta
eu planto a flor de Alice.

Tudo revirado
Governantes destruindo o trabalho, juízes libertando criminosos, polícia perseguindo cidadãos, bandidos matando policiais, corruptos alçados a investigadores, professores negando a educação, imprensa invertendo fatos.

Toca Raul
O Brasil lembra “As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor”, que começava assim: “Tá rebocado, meu compadre / como os donos do mundo piraram / Eles já são carrascos e vítimas / do próprio mecanismo que criaram”.

Quem diria?

Comunista apoiar febrilmente Renan Calheiros, eu até entendo, pois faz parte do corporativismo do clube da delinquência. Mas arremedo de intelectual de aldeia fazer o mesmo e expressar nas redes, aí já é uma embolia cognitiva.

Piada

“A liberdade de expressão está sob ataque de uns poucos, querem calar aqueles que criticam autoridades públicas”. As aspas são do molecote Felipe Neto, que concorda com a prisão de um deputado por criticar uma autoridade.
Protesto “O Estado Democrático de Direito, que pressupõe respeito às leis vigentes, só serve para aulas em cursos universitários porque, na prática, não é respeitado pelo Legislativo e Judiciário”. Aspas de nota emitida quarta pelo Clube Militar.

Militares

O clima esquentou na França após uma carta assinada por vinte generais, cem oficiais de alta patente e milhares de soldados exigindo que o presidente Macron defenda a pátria contra a ameaça de desintegração social e cultural.

Blues local

A banda potiguar Mobydick está arrebentando em algumas rádios do País com um blues intitulado “De Chicago a São Luiz”, composto pela dupla Graco Medeiros e Moisés de Lima. A canção está em várias emissoras paulistas.

Domingo de bola
Na TV: Newcastle x Arsenal, Manchester United x Liverpool, Tottenham x Sheffield, Valencia x Barcelona, Napoli x Cagliari, Udinese x Juventus, Mônaco x Lyon, Corinthians x São Paulo, Santo André x Palmeiras, América x Globo.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.




- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas