sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Poesia impressa

- Publicidade -

Yuno Silva – Repórter

O Rio Grande do Norte possui uma relação carnal com a poesia. A assertiva busca justificar a alta produtividade de ontem e de hoje, e a conexão com movimentos vanguardistas como o Poema/Processo e um pouco mais atrás com o próprio Modernismo. Jorge Fernandes, Zila Mamede, Moacy Cirne e tantos outros que se foram, estão bem representados por toda uma nova geração que segue publicando online ou impresso – em uma velocidade que o mercado não absorve. É aí que entram as antologias, compilação do que anda rolando de interessante no meio, e ainda mais na linha de frente os suplementos encartados em jornais de grande circulação.
Aluízio Matias foi um dos fundadores da Rede de Direitos Humanos e Cultura e organizador da antologia Poesia Circular (em 1996), que levou poesia potiguar para ônibus de Natal e Parnamirim
Para dar vazão a esse inevitável transbordamento de versos, no próximo dia 14 de março, Dia Nacional da Poesia, a TRIBUNA DO NORTE faz a ponte entre autores e leitores com edição especial dedicada ao tema e em homenagem ao poeta/processo Moacy Cirne, falecido em janeiro deste ano.

Organizado pelo poeta Aluízio Matias, a publicação, na verdade, também marca a retomada do Suplemento de Poesia editado pela primeira vez em 1996 no Jornal de Natal; e descontinuado em 2011 após encerramento das atividades do Diário de Natal, onde passou a ser publicado a partir de 1997. Agora em 2014, além de encartados na tiragem regular da TN para uma sexta-feira (dia 14), serão impressos dois mil suplementos extras para distribuição nos eventos alusivos à data. Um desses momentos será o tradicional café da manhã promovido pela Fundação Capitania das Artes, cuja programação inclui palestra com o poeta e ensaísta carioca Eucanaã Ferraz, autor que já participou do Flipipa (Festival Literário de Pipa) e recentemente dividiu mesa com Caetano Veloso durante o FLIN (Festival Literário de Natal) em dezembro de 2013.

 “As comemorações em torno do Dia da Poesia aqui em Natal surgiram em 1978, puxadas por um grupo de poetas criadores e divulgadores da chamada Poesia Marginal”, lembrou Aluízio. Com seis livros lançados, o derradeiro (até agora), “Fato Consumido”, lançado em 1985, o Mathias com H, a verve poética de Aluízio, tem aparecido em antologias dispersas como “Geração Alternativa”, organizada por Jota Medeiros em 1997; “A Poesia Norte-Rio-Grandense no Século 20” (Imago Editora, 1998); e “Todos Juntos Vamos, Memórias do Tri” de 2002.
Moacy Cirne será homenageado no Viver de Poesia
Nova geração
O Suplemento de Poesia encartado no VIVER no próximo dia 14, “terá em torno de 65 autores”, disse o organizador Aluízio Matias. Apesar de homenagear Moacy Cirne (1943-2014), conhecido por subverter a palavra, o conteúdo do suplemento enfatiza a poesia linear, em versos, com temática livre e destaque para poetas novos, “como sempre foi a filosofia do Suplemento”, informou o poeta.

Idealizador do projeto observa a qualidade de novos autores no RN
bate-papo – Aluízio Matias – poeta e produtor cultural

Aluízio, como foi formada a seleção de colaboradores do suplemento? Algum critério específico?
Basicamente pré-contato com os poetas já conhecidos e os da novíssima geração que estão despontando. Também fui procurado por poetas interessados em participar. Se for determinar um critério básico, diria qualidade textual e prioridade para novos autores.

O suplemento abre espaço apenas para autores vivos?
Na sua maioria sim, o espaço é para autores vivos e novíssimos, mas teremos também espaços para homenagens como Moacy Cirne.

A publicação já faz parte das comemorações do Dia da Poesia em Natal…

Certamente. O Suplemento é independente, mas é integrante da programação do Dia Nacional Poesia em Natal, que este ano completa 36 anos de comemoração. Pelo que sei teremos o Café da Manhã Poético na Funcarte, com exposições, lançamento de livros, saraus e debates. Mas até o dia 14 é bem provável que essa programação seja ampliada. Vamos ver. Tenho visto algum movimento nos bastidores que sinalizam isso.

 Como explicar a alta produtividade poética natalense e norte-riograndense?
Acho que é a vocação do Rio Grande do Norte para movimentos poéticos de vanguarda como o Poema/Processo, a Poesia Marginal e o Dia Nacional da Poesia.

Livros publicados por Aluízio Matias
Cárcere das Letras-1979
Conserto em Geral-1980
Extrema Poesia-1981
Poemas Soltos na Buraqueira-1983
Pipocalipse Nau-1984
Fato Consumido-1985

>>O Suplemento Viver de Poesia terá quatro páginas, coloridas, com arte visual de Venâncio Pinheiro e organização e edição poética de Aluízio Matias. Além da tiragem normal da TRIBUNA DO NORTE, o jornal irá disponibilizar outros dois mil exemplares para distribuição avulsa durante a programação do Dia Nacional da Poesia. A edição tem a realização do Ponto de Cultura Tecido Cultural e apoio da Fundação José Augusto e Sebrae-RN

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas