quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Poesia, mulher e futebol

- Publicidade -
Alex Medeiros 
Ontem, meu filho caçula, Renoir, fez 24 anos. Como faço todo ano, nos aniversários das crias, pratico minha corujice vasculhando álbuns, pastas e arquivos em que acumulo fotos, fatos e coisas relacionadas com todos. Então crio colagens, rememoro períodos para escrever homenagens e outras manias bem próprias de pais apaixonados e babões. E numa pasta de provas e trabalhos da infância dele no CEI, achei um soneto que uma professora pediu para o pai fazer sobre a vaidade feminina e a moda. Era para o 8 de março. 
Também achei uns haikais dedicados a alguns gênios do futebol que ele levou para a aula de um professor ligado em futebol e que aproveitou a Copa do Mundo 2006 para encomendar aos pais depoimentos sobre as coisas da bola. Botei no soneto um título de vitrine e fiz os versos para Pelé, Cruijff, Di Stefano, George Best, Beckenbauer, Garrincha e Maradona (Messi não reinava ainda).
Decoração de Exteriores
Uma túnica dourada e tiara nos cabelos
das egípcias, das gregas, das romanas
bem depois nas costuras vitorianas
um padrão de estética nos espelhos
A rainha, a princesa, a camponesa
alteravam o visual com os tecidos
na vaidade ofertada aos seus maridos
cada uma com um padrão de beleza
Das pin-ups da guerra às divas do cinema
das groupies do rock às hippies em cena
os padrões estão na roupa, estão nos rostos
Da mulata do samba à louraça do funk
da dondoca fashion à drogada punk
as mulheres se vestem pra todos os gostos.
PELÉ
A bola no pé
o mundo nas mãos
do Rei Pelé
CRUIJFF
E mecanicamente
o mago da laranja
adoçou um continente
BECKENBAUER
O super jogador
com o cetro em campo
se faz imperador
DI STEFANO
O gênio não briga
no afeto da arte
com a bola amiga
GEORGE BEST
Era uma vez
um quinto beatle
de sangue irlandês
MARADONA
Na raça sem medo
os campos elísios 
do deus Diego
Vacina
O sumiço da Coronavac em Natal e Mossoró, e a notícia de que a União Europeia não aceitará turistas vacinados com ela estão levando muita gente a buscar outra marca, mesmo após concluir a segunda dose da vacina chinesa.
Terceira
Primeiro foi a Coronavac que anunciou a necessidade de uma terceira dose para concluir o processo de imunização. Agora as vacinas da Pfizer e da Moderna também ventilam a possibilidade de aplicar uma terceira dose. 
Política
Bolsonaro está focado no Nordeste, região gerenciada pela esquerda. Além das águas, pensa em mais um ministro local numa nova pasta atrelada à economia, talvez Previdência e Trabalho ou Indústria e Comércio Exterior.
Cremação
Os efeitos da pandemia aumentaram a cremação no RN, segundo informações do cemitério Morada da Paz, único com crematório. No ano passado, o aumento foi de 22,7% e agora no quadrimestre de 2021 a procura subiu 66%.
Monstros
Em poucos dias, o Brasil foi palco de duas monstruosidades praticadas contra crianças. Primeiro o caso do menino Henry, de 4 anos, e depois o da menina Ketelen, de 6. Mas a imprensa não deu o mesmo tratamento nos dois casos.
Literatura
O romance “Burnt Sugar” sobre uma tensa relação entre uma mãe com Alzheimer e sua filha na cidade indiana de Pune, colocou a escritora americana Avni Doshi (moradora de Dubai) como finalista no prestigiado prêmio Booker.
Serejo 70
Logo mais, às 19h, o cronista da alma Vicente Serejo celebra seus 70 anos numa live em bate-papo com dois colegas de geração: Aluísio Lacerda e Cassiano Arruda. E com mediação de Everton Dantas, editor da TN. Acessem o Instagram de Sylvinha Serejo, @sylviaserejo.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas