sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Poesia “self-service” em Natal e Parnamirim

- Publicidade -

A programação do Dia da Poesia celebrada em Natal é eclética e abre espaço para a poesia marginal, música e performance. Hoje no auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) na UFRN, às 10h, será promovido um encontro denominado “Lugar de poesia é na calçada”. Coordenado pela professora Cellina Muniz, do Departamento de Letras da UFRN, o evento será pontuado por recital com Romildo Soares, coquetel e sorteiro de livros – o professor e poeta João Batista de Morais Neto e o estudante Jota Mombaça protagonizam conversa sobre poesia marginal.
Vicente Vitoriano e Artemilson Lima do grupo Gato Lúdico
Enquanto isso, na Cidade Alta, a Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba) promove uma série de atividades a partir das 12h30 com a Feijoada Poética. Em seguida, às 13h30, será aberta a segunda edição do Concurso de Poesia da Samba no Bar de Nazaré. A programação segue com recital poético na “Tribuna Livre”, show de Romildo Soares & Os Vilões, fechando com lançamento de “Poemas Diversos”, livro do pernambucano Valmir Jordão.

#saibamais#Ainda nesta quinta-feira, às 16h30, o trio poético-performático Gato Lúdico comanda sarau em Parnamirim, no Sebo O Zahir que fica na Galeria 40 Graus (rua da Paz de Deus, 34, Centro). Formado por Vicente Vitoriano, Carlos Lima e Artemilson Lima, o Gato Lúdico surgiu no início da década de oitenta inserido no contexto do desbunde natalense, tendo o palco das primeira edições do saudoso Festivais de Arte do Forte como endereço certo. Manteve-se na ativa até 1995, quando encerrou seu primeiro ciclo.
Atravessou parte dos anos noventa e início do século 21 com aparições irregulares, várias formações, até desabrochar novamente em 2011: “O Gato Lúdico não é uma banda, não é uma lenda, apenas se propõe a abrir fendas e rasgar vendas”, informa Vicente Vitoriano, professor do Departamento de Artes da UFRN. Ano passado foram uma das atrações principais do Festival MPBeco e estão trabalhando na produção de CD e DVD.

O poeta e músico Carito Cavalcanti participa do Café Literário nesta sexta-feira no restaurante do SescO Dia da Poesia se estende até a manhã de sexta-feira (15), quando o poeta-elétrico Carito Cavalcanti bate um papo com o público durante o Café Literário promovido pelo Sesc-RN. O evento será no restaurante (Av. Rio Branco), às 8h30, com a palestra “O remédio que se chama poesia”.

Adepto do jogo lúdico de palavras, Carito seu primeiro livro “Atestado de Órbita” (Jovens Escribas) lançou em outubro de 2012, com uma seleção diversificada de sua produção poética: desde estruturas inspiradas em haikais, até poemas densos, humorísticos ou explicitamente picantes. “Participo de coletâneas desde os anos oitenta, já publiquei em blogs, jornais, revistas e fanzines, mas nunca um trabalho só meu. Como bem disseram, esse livro é uma antologia de tudo o que nunca publiquei. Há muita divagação irônica, metalinguagem, jogos de palavras”, disse o autor sobre sua obra. Ele também trabalha sua poesia em forma de música no grupo Os Poetas Elétricos ao lado do guitarrista Edu Gomez, com quem já lançou três discos.


Confira vídeos de outros poemas declamados por Cláudia Magalhães, Drika Duarte e Rodrigo Bico

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas