Viver
Poeta Marcos Cavalcanti lança seu sexto livro
Publicado: 00:00:00 - 05/08/2021 Atualizado: 22:48:15 - 04/08/2021
É possível fazer poesia para crianças em quatro línguas diferentes. O poeta santacruzense Marcos Cavalcanti prova isso com todas as letras e versos em “Deu zebra no zoo e outros bichos”, seu sexto livro, que será lançado nesta quinta-feira, às 19h30, com live no perfil do autor no Facebook. A obra, que é ilustrada pela filha do poeta, Marília Rodrigues, traz poemas em português, inglês, espanhol e francês. A publicação foi contemplada pela Lei Aldir Blanc.

Divulgação
O autor da obra considera que “Deu a zebra” é o seu livro que mais o tocou sentimentalmente

O autor da obra considera que “Deu a zebra” é o seu livro que mais o tocou sentimentalmente


O livro quadrilíngue é o primeiro de Marcos Cavalcanti no terreno da literatura infanto-juvenil. A live de lançamento vai contar também com a participação especial da escritora e professora Salizete Freire, que apresentará a obra, e será mediada pelo poeta Gilberto Cardoso, membro da Academia Norteriograndense de Literatura de Cordel.

Salizete Freire destacou na apresentação do livro o valor da linguagem poética do autor, principalmente pela ousadia e uso criativo das palavras. “Marcos explora o jogo-do-som-e-do-ritmo, revelando a essencialidade da arte da criação e do repertório do mundo, que carrega como bom leitor que se constrói diariamente. Ousou! E deu certo! Provou a versatilidade e o gosto pelo cultivo das línguas e, ‘hecho un rayo’, salta para o universo dos grandes escritores”, escreveu.

O autor considera que “Deu a zebra” é o seu livro que mais o tocou sentimentalmente, por todas as circunstâncias que envolveram a  produção. A idéia do livro veio com o nascimento de sua primeira filha, no mesmo ano do atentado às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos. Quase 20 anos depois a obra veio ao mundo.

Ele também destaca o caráter lúdico e pedagógico da obra, com seus quatro idiomas diferentes. Algo pensado para o incentivo ao letramento e consolidação da capacidade de leitura dos pequenos leitores. Além das ilustrações de Marília, de 14 anos, que retratou o mundo animal do imaginário de seu pai.

Com mais de trinta anos dedicados à literatura e ao ativismo cultural no Rio Grande do Norte, Marcos, que também é fotógrafo, já havia lançado em junho passado o seu 5º livro, intitulado “As travessuras de um desmemoriado”, também aprovado na Lei Aldir Blanc de Cultura, e que, segundo ele, tem tido uma boa acolhida junto ao público leitor. 

Serviço:
Lançamento de “Deu zebra no zoo e outros bichos”, de Marcos Cavalcanti. Live na quinta, às 19h30, no Facebook do autor. Preço: R$30. Interessados podem solicitar pelo 99988-7544.








Leia também