Polícias do RN possuem 99 confirmações e três óbitos por covid-19

Publicação: 2020-05-28 16:38:00
As polícias que compõem o sistema de segurança do Rio Grande do Norte possuem pelo menos 99 confirmações de coronavírus. Equipes da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal também registram afastamentos e até óbitos por covid-19.

Créditos: Magnus NascimentoA Polícia Militar concentra o maior número de casos confirmados, com 61, e todas as três mortes, segundo a SesedA Polícia Militar concentra o maior número de casos confirmados, com 61, e todas as três mortes, segundo a Sesed

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed), são 61 policiais militares, 4 civis, 7 bombeiros e 27 policiais penais diagnosticados com a doença. Destes, pelo menos 13 PMs já se recuperaram e outros quatro bombeiros também voltaram ao trabalho.

Ainda segundo os dados, há casos suspeitos e também afastamentos das respectivas corporações em um determinado momento da pandemia. Na PM, foram 235 afastados, seja por suspeita ou conviver com casos suspeitos ou confirmados de covid. Juntas, as Polícias Civil e Penal chegaram a separar 160 agentes do trabalho. O Corpo de Bombeiros do RN também afastou 20 militares.

Os óbitos no sistema de segurança estão concentrados na Polícia Militar. Até agora, foram três mortes registradas por covid, sendo dois PMs da reserva e um da ativa.

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social disse, em nota, que está atenta às condições de saúde das corporações, em decorrência do Covid-19, e não se abstém de afastar os agentes que estejam com a mínima suspeita da doença.

Por meio do Governo do Estado, a Sesed informou ainda que já distribuiu mais de 45 mil máscaras de uso pessoal, além da entrega de remessas de álcool em gel para a higiene, para as suas instituições e os setores que fazem parte da secretaria.

Sistema penal do RN possui 10 presos e 27 policiais com covid

O sistema prisional do Rio Grande do Norte já registra 10 presos e 27 policiais penais com coronavírus. Os apenados que testaram positivo para covid 19 são lotados em duas penitenciárias: Cadeia Pública de Mossoró e a Cadeia Pública de Caraúbas. As informações foram repassadas à TRIBUNA DO NORTE pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

De acordo com a Seap, os diagnosticados com covid no sistema prisional apresentam sintomas leves da doença e não há internações ou hospitalizações, tanto policiais penais quanto os presos. No protocolo da Seap, ao identificar sintomas de gripe nos apenados e na equipe de policiais, a pasta tem tomado algumas providências, como encaminhar os casos suspeitos para realização de teste rápido e, confirmado o resultado, afastamento dos policiais penais do serviço; comunicação aos familiares dos internos sobre a situação e procedimentos adotados. Os casos são acompanhados pela equipe de saúde prisional das unidades e dos municípios.