sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Polícia confirma participação de jovem de 14 anos em tentativa de assalto

- Publicidade -

O jovem Washington Silva do Nascimento, de 14 anos, de acordo com o depoimentos de outros três adolescentes, estava envolvido na tentativa de assalto à família do policial militar Fábio Costa dos Santos, na Praia do Forte, no dia 10 de maio. O rapaz foi morto pelo PM com um tiro nas costas. Judas Tadeu, chefe de investigações da 2ª Delegacia de Polícia Civil, em Brasília Teimosa, garantiu que as versões apresentadas pelos depoentes são semelhantes, o que não deixa dúvidas da participação de Washington. O caso é investigado pela DP e um inquérito de homicídio está instaurado. Os garotos devem responder por ato infracional análogo ao assalto, em processo encaminhado pela Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente (DEA).

“Um inquérito de homicídio foi aberto, pelo disparo do policial, no qual estamos analisando a situação que resultou na morte do adolescente. Após o desfecho das investigações, os jovens [dois de 17 anos e um de 15 anos] devem responder um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo assalto, ainda não instaurado, onde a responsabilidade do caso ficará a cargo da Delegacia Especial da Criança e do Adolescente”, declarou Judas Tadeu, chefe das investigações na 2ª DP.

De acordo com os adolescentes, o grupo – Washington e os outros três rapazes – estavam jogando futebol na Praia do Forte quando viram a mulher do policial, no fim da tarde, por volta das 17h. Por acharem uma vítima fácil, resolveram assaltá-la. Durante a tentativa, o policial teria puxado a arma e disparado contra  os jovens, acertando o menor de 14 anos. Os três garotos afirmaram que não houve troca de tiros, pois estavam munidos apenas de uma faca.

A afirmação contradiz o depoimento do soldado Fábio dos Santos. O PM, no dia do ocorrido, foi levado à Delegacia de Plantão Zona Sul e declarou que ele estava na Praia do Forte, juntamente com familiares, quando dois jovens teriam tentado assaltar a esposa dele. Um dos assaltantes teria atirado contra a família do policial e, para se defender, ele teria disparado contra os rapazes.

A arma de Fábio dos Santos, atualmente lotado na 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), foi recolhida e encaminhada ao Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (Itep/RN) para a realização do laudo necroscópico. O delegado responsável, Elivaldo Jácome, aguarda os resultados para dar prosseguimento ao inquérito.

O Comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, informou que o comando poderá abrir um procedimento investigativo caso as informações da Polícia Civil apontem para algum erro do policial.

O caso motivou, na semana passada, dois protestos de moradores do bairro Santos Reis, na zona Leste, onde morava o adolescente. Os acessos à Ponte Newton Navarro foram bloqueados nas duas manifestações.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas