sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Polícia Militar vai inibir fechamento de vias durante protestos

- Publicidade -

Polícia Militar, guarda municipal e alguns estabelecimentos comerciais, já se organizam para o protesto previsto para o fim desta terça-feira (29), às 17h, nas imediações do viaduto do Baldo. O trajeto não está sendo divulgado. Apenas foi informado, pela organização, que a concentração será em frente ao Sindicato dos Transportes Rodoviários (Sintro) e seguirá em caminhada, com três opções de destino: Prefeitura de Natal, Câmara de Vereadores, ou Seturn.
Funcionários do Nordestão da av. Salgado Filho montam estrutura de proteção da loja, para que paredes de vidro não sejam danificadas durante protesto
Segundo coronel Francisco Araújo, comandante da Polícia Militar, a ação da polícia terá como objetivo “não permitir a obstrução das vias e garantir o direito de manifestação”.  Na manhã de hoje, o comandante se reuniu com representantes do  Companhia de Policiamento do Trânsito (Cptran), Comando do Policiamento Distrital, Batalhão de Choque, Cavalaria para traçar as estratégias. Está previsto um efetivo de 150 policiais que se reunirão no local da concentração, antes do horário marcado para o ato, 17h. “Vamos ocupar o local para garantir o fluxo de veículos”, afirma.

Para controle do trânsito, já informada sobre o protesto, a Semob se organiza com um efetivo de 18 agentes de mobilidade para acompanhar a caminhada. O número pode sofrer alteração de acordo com a demanda, informa Rogério Leite, diretor fiscal de transporte da Semob.
 
Nesta manhã, o supermercado Nordestão já instalava tapumes metálicos a frente do prédio localizado na Av. Senador Salgado Filho, em Lagoa Nova. Já nas ruas da av. Rio Branco, em Cidade Alta, não havia sinais de proteção. Segundo informou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) não há orientação para os comerciantes de que coloquem proteção, ou fechem seus estabelecimentos mais cedo. “Esperamos que seja um ato pacífico. Só orientamos que os lojistas estejam em alerta”, disse o presidente da CDL, Amauri Fonseca.

Em questão dos prédios públicos, a guarda municipal vai reforçar o efetivo no Palácio Felipe Camarão a partir das 15h. Segundo a coordenação da guarda do prédio, serão dispostos aproximadamente 30 seguranças na área interna, e com viaturas nos arredores. Segundo João Gilderlan, comandante da Guarda Municipal de Natal, estará também como prioridade o prédio da Câmara Municipal. Porém, como não há confirmação de trajeto, ficarão disposto 20 homens em viaturas móveis.

Protesto

O ato de hoje está sendo organizado pelo Sindicato dos Alternativos do RN (Sitoparn), motoristas de ônibus em grupo de oposição à diretoria atual do Sintro, Movimentos de Juventude (LEVANTE, ANEL, JUNTOS, MPL, COLETIVO CONSTRUÇÃO, DCE-UFRN, CSP-Conlutas) e conta com a presença do Movimento dos Sem-Terra. Pela internet, os organizadores estão convocando os membros de seus grupos e a população para a manifestação.

Reivindicando melhorias para o transporte público de Natal, o ato terá concentração às 17h, na Av. Coronel José Bernardo, Praça Tamandaré, situada no Baldo em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Rio Grande do Norte – SINTRO, próximo ao viaduto do Baldo.

Quanto a possibilidade de paralisação do trânsito com os automóveis, o presidente do Sindicato dos Alternativos do RN  Sitoparn, Pedro Neto, não confirmou e não negou. “Não está nada planejado para paralisar o trânsito, mas também não esta descartado”, disse.

Conforme Nastagnam Batista, presidente do Sintro, não há previsão de relação do Sindicato com este protesto porque “entende que é direcionado dos permissionários aos empresários”. Mas, admite que existam membros do Sintro que participarão do movimento. “São membros da oposição. Nossa categoria é muito política, sempre tem essa oposição”, conta.

Atualizado às 12h53

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas