sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Policiais civis retornam ao trabalho e reabrem DPs

- Publicidade -

Se policiais militares ainda farão uma assembleia para “bater o martelo”, os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram retomar as atividades logo ontem. Com o trabalho parcialmente suspenso desde o dia 20 de dezembro, os agentes retornaram ao trabalho com a promessa de que o Governo do Estado vai pagar os salários referentes ao mês de dezembro no dia 12 de janeiro.

As delegacias distritais de Polícia Civil voltam a funcionar normalmente nesta quarta-feira

As delegacias distritais de Polícia Civil voltam a funcionar normalmente nesta quarta-feira

A decisão ocorreu no fim da manhã de ontem. Com os salários de novembro quitados e a expectativa para o pagamento de dezembro, os policiais decidiram dar um “voto de confiança” ao Governo do Estado para que o pagamento ocorra até o sábado e sejam tomadas as providências para o pagamento do 13º salário o mais rapidamente possível.

Com a decisão dos policiais civis, as delegacias de bairros voltaram a funcionar ontem mesmo, gradativamente. Hoje, entretanto, a perspectiva é do retorno normal dos serviços, das 8h às 18h. Antes do fim da paralisação, o atendimento à população estava restrito a Central de Flagrantes, na zona Sul, à Delegacia do Cidadão, no Via Direta, e à Plantão da Zona Norte.

Por decisão de assembleia, ontem, o entendimento da categoria é que, caso na segunda-feira, dia 15 de janeiro, os pagamentos de dezembro dos ativos, aposentados e pensionistas não tenham sido concretizados, as mobilizações serão retomadas.

Ontem, por ocasião de audiência pública na Câmara Municipal de Natal, que discutiu a crise da segurança pública, os policiais civis fizeram panfletagens no entorno sobre as reivindicações ao Governo do Estado.

“Diante das propostas e de contrapropostas que o Sinpol-RN fez, a categoria entendeu por regularizar os atendimentos. Em prol da sociedade, que tem nos apoiado desde o início, decidimos dar esse voto de confiança ao Governo do Estado. Agora, esperamos que o governador cumpra com o que se comprometeu”, afirma Nilton Arruda, presidente do Sindicato.

Audiência pública
Ao longo do debate, na Câmara, o diretor da Policia Civil da Grande Natal, Julio Costa, o Comandante da Polícia Metropolitana, coronel Zacarias Mendonça, e o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Nilton Arruda, também defenderam que é preciso lutar por uma política estadual de segurança pública de qualidade, visto que há muitas deficiências tanto estruturais, quanto de pessoal, e que, em relação aos criminosos, isso deixa os policiais em desvantagem, tanto que o resultado é o aumento da criminalidade e da violência.

O presidente do legislativo natalense, vereador Raniere Barbosa (PDT) relembrou que a Câmara já havia se pronunciado, colocando-se à disposição para participar de todas as discussões e colaborar para resolver a problemática. “Precisamos discutir para encontrar sugestões que possamos encaminhar para a elaboração de uma política de estado para a segurança e cobrar. Identificamos que não é dada a estrutura básica aos policiais. A Câmara está sendo mediadora e não estamos procurando culpados, mas soluções”, disse Raniere.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas