quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Policiais em greve terão ponto cortado

- Publicidade -

PIQUETE - Secretaria de Segurança ameaça retaliar grevistas

A Secretaria de Defesa Social vai encaminhar à Secretaria de Administração uma relação com os nomes dos agentes e escrivães da Polícia Civil e servidores do Itep que não compareceram aos locais de trabalho durante os sete dias de greve. Os grevistas, segundo a cúpula da polícia, terão descontadas as faltas na folha de pagamento. O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol) disse que o corte do ponto é ilegal.

O delegado geral adjunto da Polícia Civil, Antônio Marcos de Abreu Peixoto, explicou que a Procuradoria Geral do Estado emitiu um parecer desfavorável a greve. Com base nesse documento, a cúpula da polícia determinou o controle do ponto e, agora, autorizou o desconto dos dias parados. “A faltas foram anotadas e a Secretaria determinou o desconto dos dias não trabalhados”, disse.

O presidente do Sinpol, Silvano Ferreira, explicou que o ponto dos servidores não pode ser cortado. “O parecer foi emitido pela Procuradoria Geral do Estado e não tem valor legal para definir se a greve é ilegal”, disse.

Até a tarde de ontem, não havia nenhuma reunião agendada entre o Sinpol e a Secretaria. O principal ponto de reivindicação é a redução da carga horária de oito para seis horas. O Sinpol diz que o Estatuto da Polícia Civil prevê o expediente de seis horas. Já a cúpula da polícia afirma que a regra prevista pelo Estatuto é de oito horas de trabalho diário, em dois turnos, num total de 40 horas semanais. “A exceção é que são seis horas”, garantiu Antônio Peixoto. 

Piquetes

No sétimo dia de greve dos policiais civis e servidores do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), os grevistas intensificaram os piquetes, impedindo a emissão de carteiras de identidade na unidade do Itep da Ribeira e nas Centrais do Cidadão do Praia Shopping e Vida Direta.

A medida tomada pelos manifestantes foi uma resposta à falta de atenção que o Governo do Estado tem dado às reivindi-cações da categoria. Divididos em grupos, os grevistas concentram-se em frente a esses locais, informando ao público que procurava o serviço que não estava havendo expediente. A ação foi acom-panhada à distância por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), mas não houve intervenção nem tumulto. A rua em frente ao setor de emissão de carteiras de identidade chegou a ser fechada para o tráfego de veículos.

A realização de piquetes nas unidades policiais que ainda não entraram em greve foi aprovada pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol) em assembléia reali-zada na manhã de quinta-feira. Ainda na tarde do mesmo dia, os agentes e escrivães, além de servidores do Itep, pararam as ativi-dades da delegacia que funciona no Shopping Via Direta e da Delegacia do Turista no Praia Shopping. Os postos do Itep da Central do Cidadão também foram alvos de piquete. A vice-presidente do Sinpol, Vilma Marinho, disse que o movimento está firme.

No interior, delegacias voltam a funcionar

Esdras Marthezam – Jornal De Fato

Com pouco mais de uma semana de duração, a greve dos policiais civis do Rio Grande do Norte começa a mostrar sinais de enfraquecimento no interior do Estado. Em Mossoró, a maior parte das delegacias voltou a funcionar com mais de 50% do efetivo, após os festejos carnavalescos. Os agentes e escrivães afirmam que a cidade não conta com uma representação forte do Sindicato dos Policiais Civis do (Sinpol), o que dificulta a participação dos homens nos movimentos grevistas.

Em Natal, a categoria continua de braços cruzados e ontem realizou mais uma atividade de protesto contra o desprezo que o Governo do Estado tem demonstrado com a situação dos policiais civis.

Na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (Defur), somente um escrivão continua em greve, mas os demais policiais voltaram a trabalhar normalmente. O delegado da unidade, Clayton Pinho, disse que os trabalhos de investigação continuam sendo realizados normalmente, independentemente de greve. “Continuamos trabalhando da mesma forma, quem quiser entrar em greve não podemos fazer nada, mas vamos fazer de tudo para manter a qualidade no atendimento ao cidadão”, disse.

Na 2ª Delegacia de Polícia de Mossoró, todos os agentes voltaram ao trabalho na manhã de quinta-feira. A unidade registrou um número alto de atendimento, motivado pelo recesso do carnaval.

Na 1ª Delegacia de Polícia e na Delegacia Especializada em Tóxicos de Mossoró, escrivães e agentes afirmaram ter retomado os trabalhos devido à fraqueza na atuação do sindicato em Mossoró.

O presidente do Sinpol, Silvano Araújo, disse que na próxima semana será enviada uma equipe do sindicato para Mossoró em busca de apoiar os policiais que querem participar do movimento. “Reconhecemos que há a necessidade de um maior apoio aos colegas de Mossoró, por isso vamos estar na cidade na próxima semana para pedir novamente o apoio da categoria para manter a greve geral”, explicou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas