terça-feira, 23 de abril, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Policias do CE e RN agirão em parceria

- Publicidade -

þAs polícias dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte firmaram um convênio de cooperação operacional para agir em conjunto nas ações na divisa dos dois estados. Em visita a Natal,  – onde recebeu a comenda major José Osides da Silva, do Corpo de Bombeiros – o secretário de Segurança Pública do Ceará, general Théo Espíndola Bastos, explicou a importância da integração entre as duas polícias: “Nós temos a jurisdição do Estado, mas o bandido não tem e atravessa as divisas de um lado para o outro para cometer crimes”.

O secretário de Defesa Social do RN, Glauberto Bezerra, explicou que o convênio prevê uma maior agilidade nas operações. “Teremos maior mobilidade e agilidade, eliminado a burocracia quando a polícia precisar agir no outro Estado. Estamos eliminando divisas, mas não significa que a polícia de lá, por exemplo, não precise comunicar a daqui”, contou, alegando que num simples telefonema, ao invés de um ofício, é o suficiente para garantir apoio nas operações nos mais de 200 quilômetros de divisa do RN com o CE.

“As operações serão sempre em conjunto”, completou o secretário Glauberto Bezerra.

O convênio celebrado com o CE já foi firmado com a Secretaria de Segurança da Paraíba, onde as polícias dos dois estados trabalha em operações em conjunto. “O Nordeste está começando a trabalhar com esse conceito. No caso do Ceará, nós tivemos algumas ações em conjunto, como a prisão de uma quadrilha de seqüestradores”, disse Glauberto Bezerra.

Além da parceria em operações policiais, o convênio prevê ainda o intercâmbio de profissionais para cursos da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “Estamos esticando os laços entre os dois Estados, unindo esforços em todas as áreas da segurança. Isso inclui os cursos e outras ações específicas”, disse o general Théo Espíndola, há seis meses no comando da pasta da segurança pública do Ceará.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas