sábado, 4 de maio, 2024
27.1 C
Natal
sábado, 4 de maio, 2024

Politização da PM

- Publicidade -

É consenso tanto na oposição quanto na base aliada: o Comando da Polícia Militar está colhendo o que plantou na eleição estadual do ano passado, quando o comandante, coronel Marcondes Pinheiro, pintou os quartéis com as cores e os símbolos da campanha da reeleição da governadora Wilma de Faria. Acusado, ele agora exige que o regulamento e a disciplina militar sejam cumpridos integralmente.

Parque 

A Prefeitura de Parnamirim inaugura, no próximo domingo, o Parque Aluízio Alves, uma área de lazer para a população. O investimento é de quase R$ 1 milhão. A inauguração será às 18 horas.

Julgamentos no TRE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) divulgou números atualizados sobre os julgamentos na Corte neste ano. O TRE julgou 59 processos. Foram 26 recursos eleitorais, dois inquéritos, cinco consultas, um mandado de segurança e 25 representações.

Em 2006, a Corte Eleitoral do RN realizou o julgamento de 1.041 processos. Atualmente, existem na secretaria do TRE, 21 processos que podem resultar na cassação de prefeitos em 15 municípios do RN.

Maus tratos

Os deputados estaduais que visitaram ontem as instalações da Polícia Militar onde estão presos os acusados de deserção ficaram estarrecidos com os maus tratos aos quais os policias estão submetidos. Eles confirmaram que não há condições sanitárias adequadas para manter os PMs nesses locais. “Quase fui atropelado por um rato”, disse o deputado estadual Álvaro Dias ao visitar as instalações da Companhia de Turismo da PM.

Novas datas

O  lançamento da Agenda do Crescimento que estava previsto para o dia 22 de março deve ficar para o dia 26. A reunião dos secretários estaduais que trabalham na elaboração da Agenda com empresários da Construção Civil, marcada para hoje, também foi adiada. O encontro ficou para a próxima segunda-feira, quando os construtores poderão apresentar sugestões de projetos para incluir na Agenda do Crescimento.

Encontro do PSB

A governadora Wilma de Faria participa hoje em Recife da reunião da executiva nacional do Partido Socialista Brasileiro. O encontro começa às 10 horas, no Hotel Recife Palace. Os socialistas vão discutir o cenário político nacional e as nomeações de comissões provisórias nos Estados. Depois da reunião em Recife, Wilma de Faria volta a Natal onde, às 15h30. inaugura as obras de reforma da Casa do Estudante.

CPI do Guardião

Se for criada a Comissão Parlamentar de Inquérito do Guardião será a primeira vez que o governo Wilma enfrentará uma CPI. Para criar a CPI, são necessárias assinaturas de oito deputados ao requerimento. A criação da “CPI do Guardião” foi sugerida pelo deputado José Dias para investigar as denúncias do Ministério Público que apontou irregularidades em escutas telefônicas. 

Em tempo: “Guardião” é como os policiais costumam chamar o equipamento da Secretaria de Segurança que faz as escutas telefônicas.

Amigos do instituto

Hoje, na Farn, será criada uma associação de amigos do Instituto de Neurociências. As diretrizes da entidade serão discutidas em reunião às 10 horas, na faculdade. O senador Garibaldi Filho e a senadora Rosalba Ciarlini confirmaram presença no encontro.

Críticas à Sudene

Líder do PFL, o senador José Agripino (RN) disse ontem que a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a da Amazônia (Sudam) foram recriadas apenas no papel, pois um dos artigos vetados na lei impede que haja recursos financeiros para as agências sobreviverem. A afirmação de Agripino foi feita durante a reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Audiência em Brasília

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, está em Brasília, onde tem audiências em ministérios e outros órgãos federais. Ele levou propostas de parcerias para a padronização das feiras livres de Natal e a construção do Mercado Modelo das Rocas.

Pacto

Em pronunciamento ontem na tribuna da Câmara, o deputado Felipe Maia (PFL) defendeu que a bancada federal do RN faça um “pacto pelo desenvolvimento rápido, sustentável e contínuo do nosso Estado”.

Reforma adiada

A provável confirmação da escolha do presidente do PDT,  Carlos Lupi, para o comando do Ministério da Previdência representará o virtual arquivamento da idéia de uma nova reforma no sistema de aposentadorias. A posição histórica do partido contra mudanças que “atinjam direitos dos trabalhadores” está explícita no programa de governo do PDT e é confirmada por líderes partidários. Sintomaticamente, Lupi afirmou ontem que, se for nomeado, terá como prioridade pôr fim às filas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas