Pontinhos de Casa

Publicação: 2020-08-06 00:00:00
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

O ministro das Comunicações Fábio Faria está bem na foto e com trânsito facilitado junto à Presidência da Câmara. Nos bastidores do poder, até se fala no nome do potiguar para suceder Rodrigo Maia na presidência da Câmara, mandato que se encerra em janeiro de 2021. A ideia agrada aos três: Faria, Maia e Bolsonaro.

Uma coisa é certa. O genro de Silvio Santos está em alta com o presidente da república quando se trata de articulação política. Mais forte até que o outro potiguar Rogério Marinho. Mas, como diz a música: cada qual no seu quadrado. 

Bolsonaro visita o RN
O ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho informou ontem em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, que o presidente Bolsonaro deve vir ao RN no próximo dia 21 de agosto. Na agenda presidencial, entrega de títulos de regularização fundiária; dessalinizadores e poços; visita às obras da Reta Tabajara que o ministro quer mostrar a sua excelência.   
A escolha
Mas, a turma da Prefeitura do Natal também gostaria da presença do presidente ao projeto de engorda da orla da praia, em Ponta Negra, financiado pelo MDR de Marinho, que acompanha a comitiva.  

Segurança Hídrica 
Aliás, o ministro Rogério Marinho não vai se envolver em política partidária nas eleições municipais deste ano.  Acredite se quiser, mas ele foi taxativo ao afirmar que está focado no trabalho do Ministério do Desenvolvimento Regional. 

O potiguar tem como meta dotar o Nordeste brasileiro de segurança hídrica necessária ao desenvolvimento econômico.  Sonha em transformar o RN em uma “nova Califórnia”. 

O ministro revelou que vai dar enfoque no tripé: Transposição; Revitalização; e Integralização das Grandes Bacias. 
Uma perspectiva bastante ousada, mas possível de ser executada. 

Energia Limpa
O Desembargador Glauber Rêgo, presidente do TRE-RN, esteve ontem discretamente em Pau dos Ferros acompanhando o funcionamento da segunda usina fotovoltaica instalada no Fórum Eleitoral da cidade.

Glauber Rego é o pai do projeto que envolve a construção de quatro usinas de produção de energia limpa nas cidades de Natal, Pau-dos-Ferros, Açu e Parnamirim, e representam uma economia de quase meio milhão de reais por ano de recursos públicos.   
Hoje, a equipe corta fita da Usina no Fórum Eleitoral do Assú.

Candidatos a prefeito...
Nunca se viu tanta fartura de pré-candidatos a prefeito de Natal e Mossoró. Esta Tribuna do Norte já contabilizou 15 candidatos para Natal e a jornalista Carol Ribeiro contou 10 em Mossoró.
O eleitor não terá do que reclamar.  

... e a vice 
Fartura também nas hostes do PDT do ex-prefeito Carlos Eduardo que, como foi apalavrado, deverá indicar o candidato a vice-prefeito no projeto de reeleição do atual Álvaro Dias.  Duas mulheres estão na lista do partido para escolha. A Câmara Municipal de Natal quer o nome da vereadora Nina Souza. Já o ex-prefeito tende a apoiar Aíla Cortez, prima de sua mulher Andrea Ramalho.  

Gratificação para Covid-19 
O conselheiro Carlos Thompson, do Tribunal de Contas do RN, quer que a Prefeitura do Natal esclareça o pagamento de gratificação transitória para Covid-19 a detentores de cargos comissionados no município. “Alguns profissionais que recebem a gratificação não são profissionais de saúde ou de assistência social ou não estão atuando no combate à calamidade pública decorrente da COVID-19”, justificou o documento da Unidade Técnica de Controle Externo do TCE.  A Prefeitura tem prazo de 72 horas para explicar os pagamentos. 

Vacina
O Ministério da Saúde prepara Medida Provisória para viabilizar as 100 milhões de doses da vacina de Oxford contra a Covid-19 no Brasil. A proposta prevê um crédito orçamentário extraordinário de R$ 1,9 bi.
 
Pet também é pai
O chef Erick Jacquin participa como garoto-propaganda da campanha Dia dos Pais Philco.  O famoso cozinheiro aparece em situações marcantes e cheias de amor com seus herdeiros e o gato Tompero, mostrando que pai de pet também é pai.

A cozinha do México
Site traz quase 2.000 livros de receitas mexicanas. Iniciativa da Universidade do Texas tem como objetivo traçar um panorama da culinária do país.

Réveillon 2021 
Quem quiser participar... a Festa de Réveillon no Rio de Janeiro terá eventos espalhados para reduzir aglomeração. O prefeito Marcelo Crivella disse que a celebração deve contar com momentos de silêncio pelas vítimas da Covid-19 e de homenagem aos médicos e outros profissionais.



Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.