Natal
População envia 1,8 mil sugestões para nova rede
Publicado: 00:00:00 - 30/10/2021 Atualizado: 23:42:04 - 30/10/2021
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) finalizou na última quinta-feira (28) uma série de 16 reuniões em diferentes bairros de Natal, das quatro regiões, que contaram com participação popular. O objetivo da ação era arrecadar opiniões e sugestões das comunidades sobre a proposta de redesenho de linhas de ônibus.

Alex Régis/SECOM Natal
Nova rede de ônibus proposta pela STTU quer aumentar integração e diminuir tempo de alguns trajetos

Nova rede de ônibus proposta pela STTU quer aumentar integração e diminuir tempo de alguns trajetos


Entre as mudanças, as alterações em linhas de ônibus seriam propostas com o objetivo de aumentar integrações e diminuir o tempo de alguns trajetos.

A STTU recebeu ao todo 1.830 sugestões, através de opiniões dadas nas reuniões de forma presencial e online, além de submissões em enquetes propostas pelo site da Prefeitura para perguntas mais direcionadas. De acordo com a Secretaria, os técnicos agora têm o trabalho de compatibilizar e analisar as sugestões e opiniões, que poderão ser incorporadas à proposta do novo modelo de transporte. No entanto, as lideranças comunitárias querem mais discussões. 

Representantes de diversos bairros de Natal acreditam que ainda não é tempo de finalizar a conversa, porque, com a logística utilizada, a Secretaria não teria oportunizado efetivamente a participação de toda a população. “Tem que debater um pouco mais com as lideranças comunitárias, com a população em si, porque, por onde a gente anda, é um coro só. As pessoas não aceitam esse redesenho do transporte público em Natal”, comentou Marcelo Henrique, representante do bairro do Gramoré, em entrevista à InterTv Cabugi.

Até o momento, a STTU pretende concluir a remodelação do transporte público no final do mês de novembro. O novo modelo servirá de base para a licitação dos transportes. Após isso, o município tem até 6 meses para implementar o modelo. Mas a Secretaria afirma que nada será feito da noite para o dia, tudo será anunciado com antecedência, com uma divulgação massiva, para que chegue a todo o público-alvo, inclusive às pessoas que não têm muito acesso à internet.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte