sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

População não sabe o que significa o 7 de setembro

- Publicidade -

SEMANA DA PÁTRIA - Soldado do Exército guarda pira acesa na Praça Pedro VelhoA população natalense não conhece o verdadeiro significado da Independência do Brasil , comemorada hoje. Para a maioria, o feriado é apenas mais um dia de lazer. Alguns até sabem que a data comemora a independência do Brasil, mas desconhecem o que isso quer dizer. Foi o que disse o jovem Pedro Emerenciano Barbosa (22), que apesar de saber o significado da data, não sabe o sua importância. “Não me considero patriota, e acho que as pessoas não estão mais se importando com essas datas comemorativas”.

O vendedor Ednildo Soares de Araújo (38), disse que sabe que data é essa, mas não lembra. A senhora Josefa de Andrade (76), lembrou que desde os 6 anos de idade, sabe que no dia 7 de setembro é comemorado a Independência do Brasil. “É uma data muito importante, pois ficamos independentes de outro país. Eu me orgulho muito do meu Brasil”.

A jovem Aline Katiúcia Lopes (22), disse que sabe o que significa a data, mas não sabe explicar. A vendedora Aurilene da Silva (21), contou que sempre que pode vai para assistir ao desfile de 7 de setembro, mas sabe apenas que é a comemoração da liberdade do Brasil. A senhora Marta Castro de Souza (58), disse que nunca foi para a escola, mas para ela, no dia 7 de setembro é comemorado a Proclamação da República.  “Amanhã vamos comemorar o dia em que os escravos fora libertados pela Princesa Isabel?”, perguntou-se dona Marta Castro. A senhora Zilda Taveira (68), diz que é uma data de muitas comemorações, pois o Brasil ficou  livre da exploração de Portugal. Ela diz que é brasileira de coração, mas as vezes o seu patriotismo fica abalado com a corrupção. “Tenho vontade de ir embora do país quando vejo que os políticos só querem roubar”.

O professor do curso de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Orivaldo Pimentel Lopes Júnior, disse que essa desinformação do povo, mostra uma crise na educação. “As pessoas estão passando por um ensino fundamenta sem qualidade. Por isso vemos essa falta de conhecimento na história do Brasil”. 

Outro aspecto apontado pelo professor, é que o patriotismo da população ficou atrelado ao esporte, com se  não existisse outro elemento válido par ao povo se orgulhar. “Essa falta de patriotismo é uma conseqüência da crise na educação”.

Desfile será realizado hoje às 9h30

Hoje é dia da Independência do Brasil. O desfile das forças armadas para comemorar a data, vai iniciar às 9h30. Serão cerca de 2.500 participantes, divididos em 17 grupamentos, cada um com aproximadamente 60 militares. Durante o desfile haverá sobrevôo de oito aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo quatro AT-26 Xavante, e quatro A-29 Super Tucano.

Durante a realização do  desfile,  a Secretária de Transporte e Trânsito de Urbano de Natal (STTU) vai interditar o trânsito, nas imediações da Praça Pedro Velho (Cívica), a partir das 6h30 até as 13h. As avenidas Hermes da Fonseca e Prudente de Morais na altura da rua Ceará-Mirim, no Tirol, até as ruas Joaquim Manoel e Nilo Peçanha em Petrópolis, serão interditadas.

As ruas perpendiculares compreendidas no trecho das duas avenidas  também vão estar intransitáveis. Os ônibus circularão no entorno. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas