segunda-feira, 29 de abril, 2024
24.1 C
Natal
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Por que as empresas quebram?

- Publicidade -

Semio Timeni Segundo – Business Coach

A resposta desta pergunta é fácil, não? As empresas quebram por falta de dinheiro, você pode dizer… Não estou aqui para dar respostas óbvias! Na verdade, vou escrever este texto com mais perguntas que respostas, ok? Sabe por que? Porque você já sabe a resposta – mas ela não é tão óbvia quanto parece.

Pretende ser empreendedor? Então coloque algo na sua cabeça: dinheiro é o oxigênio da empresa, sem ele você morre! Cuide de respirar, atente para o qualidade do ar (seria os empréstimos bancários, a gestão do caixa, etc.) e como você está gerenciando o suprimento deste ar. Você já é empreendedor? Como está seu planejamento financeiro? Sua reserva de caixa? Sabe quanto precisará nos próximos meses? Já planejou os pagamentos obrigatórios como as férias dos seus funcionários ou tem feito a provisão para pagamento do 13o salário no final do ano? Quanto vai precisar para novos investimentos? E o marketing, treinamentos e eventos da empresa, já fez as previsões dos investimentos para isto?

Não gosta de mexer com números? Sem problema! Lidere alguém que goste, que possa traduzir o dia a dia dos números de maneira prática e descomplicada. O que você nunca pode é desprezar o poder destruidor de empresas que o desleixo com as finanças causa!

Outra pergunta importante: suas despesas pessoais e da empresa são separadas? O cartão de crédito particular é pago com seus recursos ou com os recursos da empresa? E a viagem de férias? A casa de praia? O carro que você anda? Conheço muita empresa que quebra por falta de respeito com esse bicho arisco chamado dinheiro, difícil de capturar e fácil de fugir! E uma das maiores faltas de respeito é sacar o faturamento da empresa como se fosse dinheiro do dono. Mas a empresa não é sua? Ok, faça o que bem entender. Mas depois não reclame…

Você sabe de onde vem este “oxigênio” tão importante para a vida da empresa? Vem das vendas ou da prestação de serviços. Mas seja qual for seu segmento, por menor que seja, você sempre terá custos. Então faturamento não é lucro, e lucro não é caixa! Você sabia que uma empresa pode ter lucro e quebrar, ou ter prejuízo e continuar aberta? Sim! Está curioso? Joga no Google os termos “caixa lucro e prejuízo” e você terá desde vídeos a artigos sobre este tópico.

Mas além do “oxigênio”, o que mais faz uma empresa quebrar? Falta de comunicação entre os sócios, principalmente em empresas familiares, seria um ponto? Sim! No nosso país ainda predominam empresas na primeira ou segunda gerações, o que faz com que a administração seja feita por irmãos, pais e filhos, primos, etc. E a falta de respeito em distinguir o que é família e o que é empresarial pode prejudicar tudo! Que tal mostrar este artigo aos seus parentes na empresa?

E o que mais destaco como fator para quebrar uma empresa? A falta de treinamento. Neste mundo tão veloz, todos os seus funcionários precisam estar constantemente se aperfeiçoando. E, tão importante ou mais, o empreendedor também! Qual foi a última vez  que você participou de um treinamento? Qual a última vez que você foi a uma feira no seu segmento, participou de uma palestra ou leu um livro?

O que fecha empresas não é falta de dinheiro, é a falta de ação empreendedora! Como costumo afirmar, não existe receita para o sucesso – nem nas empresas nem na vida! Mas existe receita para o fracasso. E nas linhas acima estão muitos ingredientes desta receita. Pense nisso. Bom trabalho. Sucesso!

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas