sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Por que meditamos? – parte II

- Publicidade -

Paulo Coelho
Escritor

Na semana passada, analisava os comentários de LeShan comparando a meditação com a ginástica: ou seja, embora pareça absurdo levantar pesos, na verdade o objetivo não está no peso em si, mas no bem-estar que sentimos depois. No caso da meditação, o objetivo tampouco está em ficar parado, prestando atenção na maneira como respiramos, e sim em uma nova percepção da realidade.

Será mesmo importante esta nova percepção?

LeShan concorda que é um problema realmente complexo. Por um lado, podemos “operar” de forma muito eficiente neste mundo tal qual o conhecemos. Por outro, sabemos que um considerável número de pessoas dignas de confiança, como Gandhi, Teresa D’Avila, ou Buda, procuravam perceber esta realidade de maneira distinta, e foi isso que os impulsionou a dar passos gigantescos, e mudar o destino da humanidade.

Assim como na ginástica, onde um bom professor sempre tem uma série de exercícios diferente para cada tipo de aluno, não existe uma técnica única para meditar, e qualquer pessoa que se interessa pelo tema deve procurar descobrir sua própria maneira. Entretanto, existem alguns passos elementares, presentes em quase todas as religiões e culturas que usam a meditação como forma de encontrar a paz interior, e que descreverei a seguir (sempre tomando como base o interessantíssimo livro de Lawrence LeShan, “A arte de meditar”):

A primeira coisa é ter consciência da própria respiração. Contar o número de vezes que inspiramos e expiramos a cada dois minutos, nos ajuda a concentrar nossa atenção em algo que fazemos automaticamente, e desta maneira nos leva para longe do cotidiano. A primeira vista isso parece muito simples, mas não podemos nos deixar enganar por esta simplicidade: quem resolver experimentar este exercício na prática, percebe que isso requer um esforço considerável e uma grande dose de paciência. Entretanto, à medida que fazemos isso (e podemos praticar a respiração consciente em qualquer lugar, seja antes de dormir, seja em um transporte coletivo em direção ao trabalho), vamos entrando em contacto com uma parte desconhecida de nós mesmos, e nos sentimos melhor.

Escolhendo o lugar: a próxima etapa seria procurar dedicar dez ou quinze minutos por dia para sentar-se em um lugar calmo, e repetir esta respiração consciente, procurando manter-se imóvel (a exemplo dos monges zen, conforme já relatamos aqui A tentação do justo

“Um grupo de demônios procurava entrar na alma de um homem santo que vivia perto do Cairo; já o haviam tentado com mulheres da Núbia, comidas do Egito, tesouros da Líbia, mas nada havia dado resultado.

Um dia, Satanás ia passando, e viu o esforço de  seus servos.

– Vocês não entendem nada – disse Satanás. – Não utilizaram a única tentação que ninguém resiste; vou ensiná-los.

Aproximando-se do homem santo, sussurrou em seus  ouvidos:

– Lembra do padre que estudou com você? Acaba de  ser nomeado Bispo de Alexandria.

 Na mesma hora, o homem santo teve um ataque de  raiva, e blasfemou contra a injustiça, a de Deus.

– Da próxima vez, usem logo esta tentação – disse  Satanás aos servos.  – Um  homem pode resistir a quase tudo, mas sempre tem inveja da vitória do seu irmão”.

Os pensamentos surgirão, mesmo contra a nossa vontade, e neste momento é bom lembrar a frase de Santa Tereza D’Avila a respeito de nossa mente: “um cavalo selvagem vai a qualquer lugar, exceto onde desejamos levá-lo.”

Silenciando sem violência: finalmente, com o passar do tempo (mas é bom saber que isso requer um mínimo de dois ou três meses de exercício), a mente já se esvazia de maneira natural, trazendo uma grande serenidade ao nosso cotidiano. Por maiores que pareçam nossos problemas, por mais estressante que seja nossa vida, estes quinze minutos diários irão fazer muita diferença, e nos ajudar a superar – geralmente de maneira inconsciente – as dificuldades que enfrentamos.

Uma conhecida história zen conta que Lao Shi perguntou ao seu mestre, Wang Tei:

– O que devo fazer para ficar mais próximo de Deus?

  Wang Tei pediu que ele o acompanhasse até o alto  de uma montanha. Ali, tirou uma vela do bolso e deu para que  seu discípulo acendesse. Lao Shi tentou várias vezes, sem resultado.

 – Aqui venta muito, não vou conseguir.

 – Mas, a três quilômetros daqui não está ventando.

– De que adianta? Eu precisaria andar até lá, para acender a vela num lugar onde não está ventando.

– Da  mesma  maneira, para educar a mente e iluminar a chama de Deus dentro de você, é preciso caminhar até um lugar mais calmo – respondeu Wang Thei.

Seja buscando Deus, seja apenas buscando a si mesmo, o homem que medita encontra seu lugar calmo, e consegue ter uma visão mais clara e objetiva do mundo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas