terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Porque prossegue a poesia

- Publicidade -

Porque prossegue a poesia

Era pertinho do fim do ano e do fim do século, provavelmente a última ida ao cinema naquele 1999. Harrison Ford era um sargento investigando a própria mulher e que se envolveria numa paixão tórrida com uma senadora. Lembro antes do filme pessoas conversando sobre o novo milênio que viria dali a pouco. Na volta pra casa, após um fondue, a insônia puxou um poema que foi se juntar nas pastas e que resgato para dar a leveza que um domingo pede.

Fim de século
(Ponta Negra, 1999)

Às vezes a luz se apresenta
como o alimento dos dias
e repõe velhas melodias
que me estremece e apascenta
todos esses anos quarenta
que o corpo se recarrega
e o coração se entrega
na confusão dos amores
e o cheiro das tantas flores
são dores de quem se apega

Às vezes é um insulamento
juntando as partes do dia
me afundo numa distopia
desfio as pontas do tempo
e transgrido o movimento
das minhas vindas e idas
na fenda fecho as feridas
o corpo se ergue em muro
nos meus passado e futuro
sentido nas minhas vidas

Às vezes cai a escuridão
como uma cortina rasgada
no tecido da madrugada
adormece meu coração
sou todo sonho e paixão
homem voltando menino
salto quântico em desatino
numa moldura em janela
e o brilho no olhar dela
a clarear meu destino.

Burguesia
Os protocolos estaduais são um atentado aos pobres, maioria do País que precisa sair de casa pra garantir 3 refeições. Os barnabés de contracheque, as castas no home-office e as elites como sempre obrando pra deus e o mundo.

O príncipe

Na rede sobre Harry: “Jovem imigrante, com um filho pequeno e a esposa grávida, sem apoio da família, este homem conseguiu algo extraordinário: um cargo executivo numa startup do Vale do Silício. Qual a sua desculpa?.”

Absurdo
O compositor Mirabô Dantas é um patrimônio da cidade, mas não tem a devida atenção dos poderes municipal e estadual. Quase não se vacinou e há quatro anos aguarda a burocracia da governadoria botar assinatura num processo.

Pedófilo

Saiu mais uma condenação contra Eduardo Gaievski, o petista que cuidava da política de apoio a crianças e adolescentes no governo Dilma Rousseff. Autor de vários estupros, já tem 112 anos de prisão e agora pegou mais 11 anos.

Myanmar
Ontem, a junta militar que ocupou o poder no país asiático emitiu uma nota avisando que todo e qualquer opositor que sair às ruas para manifestar-se será alvo dos atiradores. E a ordem dada pelos superiores é para atirar na cabeça.

Capitão América

No último dia 17 a Marvel botou nas bancas dos EUA a edição comemorativa aos 80 anos de criação do vingador nº 1, trazendo aventuras com os principais desenhistas da casa. O Capitão também está na nova edição de Vingadores.

Capitão negro
A aposentadoria do Capitão América no último filme dos Vingadores tem reflexos na nova série Falcão e Soldado Invernal. Saiu nas lojas dos EUA um boneco do Falcão Negro com as cores da roupa e o escudo do Capitão.

70 anos
Na segunda-feira, meu mano Graco Medeiros se torna septuagenário, mas com corpo, espírito e energia vital bem superiores ao irmão de 61. Se o meu carinho por ele tiver algum efeito nisso tudo, então vai curtir mais uns 70 anos de muito rock and blues. Feliz aniversário, meu irmão!

Teatro

A data de 27 de março foi instituída em 1961 pela Unesco como o Dia Internacional do Teatro, e todos os anos um artista faz uma mensagem a ser lida pelos artistas do mundo. O texto de 2021 foi escrito pela atriz Helen Mirren.

Copa 2022
Domingo gordo de eliminatórias na Europa: Bulgária x Itália, Romênia x Alemanha, Georgia x Espanha,  Suíça x Lituânia, Kazaquistão x França, Albânia x Inglaterra, Polônia x Andorra, Ucrânia x Finlândia, Israel x Escócia, Dinamarca x Moldávia, San Marino x Hungria.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas