terça-feira, 19 de março, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Porsche 718 Boxster, o roadster esportivo

- Publicidade -

A Porsche apresentou oficialmente  á Imprensa especializada brasileira, dia 7 de julho,  o 718 Boxster e 718 Boxster S, em  comemoração dos 20 anos do lançamento da primeira geração do modelo Boxster.
Para viver com toda esportividade e elegância, a Porsche reestrutura sua linha de roadster com motor central
 A Porsche consegue trazer para op nosso País um carro ainda mais potente, veloz, com mais eficiência e consumo. Agora turbinados, os carros têm motores elevados em 35 cavalos.

  Seus faróis, traseira e interior, estão diferentes, ainda mais agressivos. No interior, o volante semelhante ao do 918 Spyder passa esportividade ao “piloto”. No exterior, a traseira marcante, com linhas mais retas e perpendiculares, traz os inscritos “Porsche” e “718 Boxster” mais intimidadores do que nunca. O ronco do motor continua encorpado, com sistema criado pela Porsche para afinação deste item tão importante.

 Menos é mais
  A Porsche introduz dois motores boxer de quatro cilindros totalmente novos e com turbos de geometria variável (na versão S), assim como nos modelos do 911. A potência e eficiência aumentaram em comparação aos propulsores utilizados até aqui. Os motores se distinguem por uma capacidade de resposta mais rápida, alta potência e torque até às faixas de rotações mais elevadas.

  A Porsche utiliza os motores boxer de quatro cilindros em duas versões de potência: com 2 litros e 300 cv (220 kW) no 718 Boxster e com um bloco de 2,5 litros com 350 cv (257 kW) no 718 Boxster S. Face aos modelos Boxster anteriores, tal aumento corresponde a um ganho de potência de 35 cv (26 kW). O torque também sofreu um aumento significativo: o motor de 2 litros do 718 Boxster produz 380 Nm (38,7 kgf/m), disponível logo entre as 1950 rpm e as 4500 rpm. Isso corresponde a um aumento de 100 Nm (10,2 kgf/m), ou seja, 35% a mais do que seu irmão mais próximo. No motor de 2,5 litros do 718 Boxster S, entre as 1900 rpm e as 4500 rpm, produz 420 Nm (42,8 kgf/m) de torque, 60 Nm (6,1 kgf/m) a mais do que o seu antecessor. É o maior acréscimo de torque na história do Porsche Boxster.

  Com esses números, o “718” se tornou o mais rápido da história da família Boxster. Equipado com o velocíssimo câmbio PDK de dupla embreagem e em conjunto com pacote Sport Chrono, acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos; 0,8s mais ágil do que o modelo anterior.  No 718 Boxster S, com o mesmo conjunto de transmissão, consegue fazer o mesmo sprint em 4,2 segundos, sendo 0,6 segundos mais rápido do que o seu antecessor. A velocidade máxima alcançada pelo 718 Boxster é 275 km/h e de 285 km/h no 718 Boxster S. A transmissão dos modelos 718 Boxster serão vendidas no Brasil com PDK.

Alma de gigante
  O chassi com novo setup melhora a velocidade em curva dos esportivos de motor central da Porsche. As taxas de estabilização e amortecimento mais elevadas reduzem os movimentos de inclinação e de oscilação da carroçaria ao mínimo possível. Ao mesmo tempo, o 718 Boxster ganha em conforto. A afinação aumenta a solidez e melhora o amortecimento de irregularidades do piso. A direção eletromecânica mais direta permite manobrar os 718 Boxster de forma fácil e ágil, mesmo nos circuitos fechados e nas deslocações cotidianas.

  Uma nova barra reforça o quadro auxiliar traseiro e aumenta a rigidez transversal. Amortecedores com maior diâmetro de pistão, e de cilindro, melhoram igualmente a precisão da trajetória das rodas devido à maior rigidez.

  Para condutores especialmente ambiciosos, a Porsche oferece pela primeira vez o PASM (Porsche Active Suspension Management) em conjunto com a suspensão 20mm rebaixada para o modelo 718 Boxster S, o advento também deixa a suspensão mais firme no modo Sport. O chassi ativo, com nova afinação, permite conciliar ainda melhor o conforto para as viagens de longa distância e a rigidez dinâmica para uma condução esportiva.

  Os freios também são itens que foram extensamente estudados pelos engenheiros de Stuttgart. Reforçados, agora contam com discos de 330 mm na frente e 299 mm na traseira. O 718 Boxster dispõe do sistema de freios utilizado até aqui somente no Boxster S. Por sua vez, o 718 Boxster S herda, para o eixo dianteiro, as pinças do 911 Carrera, em uma combinação com discos de freios mais espessos. Além disso, a Porsche equipa os 718 Boxster com um freio multicolisão, fazendo o sistema reduzir a gravidade de um segundo impacto ao frear automaticamente o veículo após uma primeira batida.

Design
  Mesmo depois de 20 anos,o design do 718 se mantém pouco alterado ao do Boxster original, à semelhança do que acontece no 911, que mantém suas linhas desde a década de 60. Todavia, por mais que em sua essência o carro não tenha alterações drásticas, as modificações são notadas.

  A frente parece ser mais larga. Este efeito é ampliado pelas luzes dianteiras mais estreitas. Com as entradas de ar de arrefecimento na parte da frente, o novo conceito de motores turbo é transmitido também para o exterior de uma forma marcante. A frente do 718 Boxster é complementada pelos faróis bi xênon, de novo design.

  Quando visto de perfil, a nova série é identificado pelos para-lamas com novo design, pelas portas sem os protetores do puxador e pelas entradas de ar à frente do eixo traseiro. É através delas que o motor aspira o ar para resfriamento do radiador e dos intercoolers. Novas rodas de 19″, de série no 718 Boxster S, – e as opcionais de 20″, reforçam o design esportivo do 718 Boxster. Tendo em conta que as rodas do eixo traseiro são meia polegada mais largas do que nos modelos anteriores, melhoram também a dinâmica do carro.

O mundo sem teto em 9s
  O que todos buscam ao comprar um 718 Boxster é a possibilidade de se viver sem teto. O roadster se transforma num cupê, e vice-versa, em apenas 9 segundos. A abertura ou fechamento da capota pode ser feito com o carro em movimento em até 50 km/h.

  Com a capota abaixada, além do vento no rosto, o motorista descobre partes do carro, como o Santo Antônio, que fica acima da cabeça do piloto e do carona, os protegendo em caso de capotamento. Com o céu exposto, ela se recolhe para dentro de um compartimento na parte traseira do carro, mas, mesmo assim, deixando espaço para bagagens, que podem ser colocadas tanto na frente, quanto atrás.

 Interior refinado
  No interior, o cockpit é marcado pelo painel de instrumentos com novo design. Novas saídas de ar agora são arredondadas e o volante é mais esportivo, próximo ao do 918 Spyder. A Porsche disponibiliza as opções multifunções e de aquecimento para todos os volantes. Cinco novas cores internas proporcionam uma configuração mais personalizada dos modelos 718, podendo, inclusive, o comprador escolher cores diferentes para certas partes do interior. Além de disponibilizar três opções de bancos.

  Matthias Brück, Diretor presidente da Porsche no Brasil, vê esse novo roadster esportivo como um importante passo para o futuro. “Este é nosso segundo lançamento desde que chegamos como subsidiária no Brasil, em 2015.    Com o 718 Boxster, esperamos que nossos clientes fiquem ainda mais satisfeitos com a oportunidade de andar em um carro tão completo e exclusivo”, comenta.

  O 718 Boxster chega ao Brasil com o preço a partir de R$ 368.000,00 e o 718 Boxster S a R$ 466.000,00. Podem ser adquiridos nas concessionárias da marca.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas