Portões fecham e começa aplicação de Ciências da Natureza e Matemática

Publicação: 2019-11-10 13:30:00
A+ A-
A aplicação do segundo caderno de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começou em todo o país. Os candidatos iniciaram as provas às 13h30 (horário de Brasília), neste domingo (10). A prova segue até às 18h30 e os estudantes terão cinco horas para responderem 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Créditos: Magnus NascimentoPortões fechados para o segundo dia do Enem 2019Portões fechados para o segundo dia do Enem 2019
Portões fechados para o segundo dia do Enem 2019

No IFRN Campus Central, em Lagoa Nova, em Natal, os portões fecharam exatamente às 13h e nenhum candidato se atrasou. O Rio Grande do Norte conta com aproximadamente 119 mil candidatos inscritos. Na semana passada, o Estado registrou 24.430 ausências. Esses candidatos, segundo o Inep, podem fazer as provas deste domingo, com o Enem servindo para autoavaliação. A prova está acontecendo em 242 locais em 40 municípios do RN.

Antes mesmo da abertura dos portões, eram vários os candidatos que chegaram aos locais de prova na capital potiguar. Com esquema de segurança e esquema de ônibus reforçado antes do Exame, o trânsito natalense não registrou complicações na manhã deste domingo. Na avenida Senador Salgado Filho, por exemplo, uma das principais da cidade, o trânsito permaneceu tranquilo mesmo na meia hora que antecedeu o fechamento dos portões. 

De acordo com as regras do Enem, os participantes só podem deixar a sala de provas em definitivo duas horas após o início das provas, às 15h30. Só é permitido sair com o Caderno de Questões nos 30 minutos finais da aplicação, às 18h30. Esta é a 22ª aplicação do exame, criado há 21 anos, em 1998.

Enem 2019
O Enem avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. O exame também possibilita que o participante solicite financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Gabarito
O gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação. O Inep lembra que mesmo com as respostas em mãos, não será possível saber a nota final do Enem, já que o exame conta com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), e não atribui um valor fixo para cada questão.

Live para correção de provas
O projeto #TNnoENEM, que promoveu uma série de ações e atividades como simulados, dicas e revisões ao longo dos últimos meses, fará a correção das provas do primeiro dia de Exame a partir das 20h deste domingo (10). Uma equipe especializada de professores irá comentar e resolver as questões ao vivo, durante 'live'  transmitida na página da TN no Facebook e na página inicial do portal. A iniciativa #TNnoENEM foi desenvolvida a partir de parceria firmada entre a TRIBUNA DO NORTE, o Over Colégio e Curso e a plataforma de educação Ensino e Inovações Educacionais do SAS.




Deixe seu comentário!

Comentários