quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Potencial gastronômico direto da fonte

- Publicidade -

Gladis Vivane – repórter

Num país de dimensões continentais como o Brasil, a riqueza e a diversidade da gastronomia atingem proporções únicas. De um estado para outro, a culinária pode ser tão diferente, que nem parecem partes do mesmo país. É como se fossem vários países dentro de um só. E é justamente para documentar as peculiaridades e a identidade dos ingredientes de cada região, que a Expedição Gastronômica Brasileira viajou por seis estados do país, registrando itens muito especiais da nossa cozinha.
Em Minas, os produtos da região do Serro
O Rio Grande do Norte foi um dos  estados pesquisados. A iniciativa faz parte das comemorações dos 15 anos do Festival Gastronômico de Tiradentes, e vai render um livro editado pela jornalista Guta Chaves e um  documentário, ambos com lançamento previsto para agosto desse ano. Além da presença do RN no livro, o Chef potiguar Tadeu Lubambo será homenageado no Festival Gastronômico de Tiradentes.

A Expedição passou também por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Amazônia e Ceará.  Aqui no estado, o trabalho de pesquisa e levantamento dos ingredientes que poderiam traduzir de maneira mais fiel a essência da culinária potiguar, teve o reforço dos pesquisadores Adriana Lucena, Gabriela Sales e Ângelo André.

A TRIBUNA DO NORTE conversou com Adriana Lucena, que explicou como foi a expedição:

“Foi um trabalho muito bonito e emocionante, porque buscamos ingredientes que fazem parte da cultura do nosso povo, e nós precisamos salvar alguns desses itens que estão praticamente extintos. A expedição foi documentar a produção diretamente com os primeiros produtores, lá onde cada um vive e produz essas relíquias. Temos essa preocupação, pois muitos dos nossos ingredientes estão hoje nas mãos de atravessadores. E o importante é que possamos resgatar esses ingredientes e que esses produtores possam continuar com o trabalho deles”, explica Adriana.

Após a pesquisa e o registro dos ingredientes, os chefs fizeram suas interpretações desses ingredientes tipicamente potiguares, elaborando receitas de pratos que estarão no livro da Expedição.

Você acompanha a expedição completa pelo www.culturaegastronomia.com.br. Como foi o último estado a ser visitado, o site ainda não possui fotos do RN.

Expedição potiguar em detalhes

1- Jandaíra – A expedição começou em Jandaíra, com os jovens agroecologistas e protetores das abelhas jandaíra. O mel de abelha Jandaíra foi o primeiro ingrediente documentado.

2- Diogo Lopes – Em Diogo Lopes, município localizado no litoral sul do RN, foi documentada a pesca artesanal de vôngoles, também conhecidos como búzios. O vôngole, muito usado na cozinha portuguesa, espanhola e brasileira, foi o segundo ingrediente potiguar documentado.

3- Serra do Mel – Em Serra do Mel os pesquisadores foram em busca da castanha de caju orgânica da Coopercaju. A castanha do local tem alto padrão de qualidade e é exportada para todo o mundo. A castanha de caju foi o terceiro ingrediente potiguar.

4-Mossoró – A expedição seguiu para Mossoró, para documentar a produção da flor de sal pela Cinsal. É a única flor de sal produzida na América, e este foi o quarto ingrediente documentado.

5-Felipe Guerra – Em Felipe Guerra os pesquisadores procuravam pelo arroz vermelho, conhecido aqui como “arroz da terra”. Quase extinto, o arroz vermelho deixou de ser produzido quando os consumidores passaram a querer apenas arroz branco. Conta-se que, naquele tempo, os produtores chegavam a polir os grãos até que eles ficassem brancos, para conseguir vendê-los. Agora, com essa cultura do resgate na gastronomia, o arroz vermelho volta a brilhar. E esse foi  o quinto ingrediente potiguar documentado.

6-Caicó – Em Caicó a equipe queria documentar o queijo de manteiga e a carne de sol, mas não encontraram produtores que quisessem abrir suas portas à expedição. Adriana Lucena explicou que muitos deles tem medo da fiscalização, por produzir os ingredientes ainda de forma muito artesanal. Mas a passagem por Caicó não foi em vão. Acabaram registrando outro ingrediente muito especial: a ova de curimatã. E esse foi o sexto ingrediente potiguar documentado.

7 – Currais Novos – A expedição seguiu para Currais Novos, onde prepararam um prato com ingredientes tipicamente sertanejos, que vai estar no livro.

8- São Miguel do Gostoso – Do sertão para o litoral, a equipe foi para São Miguel do Gostoso, onde foi preparado o prato com os vôngoles. A receita também estará no livro.

9- Natal – Na capital a equipe documentou a elaboração de um prato-ícone que representa o povo potiguar. A receita usa jerimum, camarão e castanha de caju.

10 – Tibau do Sul – A odisseia terminou em Tibau do Sul, documentando o último ingrediente a entrar no livro: a ostra orgânica da Primar, única ostra orgânica produzida na América. Para fechar a expedição, o chef homenageado Tadeu Lubambo preparou um prato com  a ostra orgânica e o mel de abelha jandaíra. Ingredientes que ele também levará para o Festival Gastronômico de Tiradentes em agosto.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas