quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Potiguar disputa ouro na Worldskills

- Publicidade -

Com uma trajetória marcada por premiações nacionais e internacionais, o Senai Rio Grande do Norte – regional Mossoró está trilhando passos para mais uma conquista na competição mundial de educação profissional – a Worldskills Competition, que acontece no Parque Anhembi, em São Paulo, até o domingo (16). O competidor potiguar é um jovem de 20 anos, Jackielyson André Ferreira Alves, que treina há dois anos e meio para garantir a medalha de ouro na Soldagem, uma ocupação na qual o Senai Mossoró é referência.
Para representar o Brasil, Jackielyson passou por fase seletiva até ser escolhido para integrar grupo de alunos Top One do Senai
Nessa área, a instituição já arrebatou quatro medalhas de ouro, na Olimpíada do Conhecimento – a etapa nacional da competição da educação técnica, e conseguiu duas medalhas na competição internacional – uma de bronze, em 2011, com o competidor Lucas Landrine; e uma de prata, em 2013, com Rafael Wenderson Morais Pereira, que hoje é o treinador de Jackielyson. Em 2007, o Senai Mossoró também ganhou uma medalha de excelência com o competidor Max Wendel.

“Nós estamos esperançosos. Temos uma trajetória vitoriosa e acreditamos na medalha de ouro. Mas só a participação dele aqui já representa muito para os alunos do Senai. Estimula quem está em sala de aula e nos rende reconhecimento por parte de outros estados e até outros países”, disse Rafael Wenderson. A competição reúne 1.200 competidores, de 60 países, que disputam o título de melhor profissional do mundo em 50 diferentes ocupações divididas em seis grandes áreas: Artes criativas e moda; Construção e Tecnologia da Construção; Produção e Tecnologia de Engenharia; Serviços sociais e pessoais; Tecnologia da Informação e da Comunicação e Transporte e logística.

Jackielyson começou a prova às 8h45min, desta quarta-feira (12), e completou as duas fases previstas para o dia. Ele passou por cinco horas de prova, com intervalo de apenas 15 minutos para descanso. Na cabine, enfrentando uma temperatura que supera 40 graus, a resistência e a técnica falam mais alto. Mas ele não se assusta. “Foi uma prova tranquila, consegui cumprir as etapas programadas e tenho confiança na medalha de ouro”, disse  Jackielyson. Na competição, para alcançar o ouro, ele terá que superar outros 39 competidores e, principalmente, o competidor da Coreia do Sul, país que – na modalidade de soldagem – foi campeão na última edição do Worldskills, realizada em 2013, na Alemanha.  “Quero que ele (o competidor da Coreia) faça o melhor. Eu vou dar o máximo e se empatarmos, ficamos com o ouro. Acredito nisso”, disse confiante.

Durante a competição, os competidores vivem um momento de isolamento. Ninguém tem acesso a eles, a não ser os avaliadores e instrutores que compõem as equipes do WorldSkills. Os treinadores não podem interferir, nem falar com o aluno, durante o desenvolvimento do projeto.  

A Worldskllis é uma maratona de 18 horas de trabalho, divididas em quatro dias. Nos três primeiros dias, o competidor trabalha cinco horas, com intervalo de apenas 15 minutos; e no último dia, ele tem mais três horas. “O competidor tem que completar quatro módulos, são 4 horas para os primeiros e segundos módulos, que são chamados Corpos de Prova (o competidor solda peças separadas) e uma hora para completar o chamado Vaso de Pressão (estruturas de aço)”, explicou. 

A avaliação tem quatro fases: o ensaio visual das peças; os testes hidrostático e radiográfico; e o ensaio destrutivo (para avaliar resistência e falhas internas. Cada peça produzida e cada etapa de avaliação tem uma pontuação pré-estabelecida. No geral, o competidor pode atingir até 100 pontos. 

Momentos antes de entrar na cabine de produção, por volta das 14h, Jackielyson estava animado, principalmente por já ter finalizado duas peças e iniciado a terceira. Ele terá que completar quatro módulos, que incluem montagem e soldagem de estruturas de alumínio, aço carbônico e inoxidável. A competição para Jakielyson continua hoje (14) e amanhã (15). No domingo (16), os vencedores serão anunciados. 

JAKIELYSON
Natural de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, nasceu em 1994. Entre 2011 e 2012 fez o curso de Soldagem Multiprocessada e está cursando o de Técnico em Metalurgia no SenaiCET Ítalo Bologna, em MossoróRN.  Para conquistar a vaga e representar o Brasil na WorldSkills, Jackielyson passou por uma seletiva até ser escolhido para integrar o grupo de alunos Top One de várias unidades do SENAI pelo país – o melhor de cada categoria. Nos treinos, participou da Olimpíada do Conhecimento, em 2014, e também foi para os Estados Unidos para um simulado de soldagem com competidores de outros países. Uma de suas metas e um sonho é ser instrutor do SENAI.

“Me sinto um privilegiado e quero retribuir, repassando a outros todo o aprendizado que tive”, comenta o jovem. Casado e pai de um menino de três anos, Jackielyson fala que o mais difícil é vencer a saudade de casa, da família. “Desde março de 2014, não estou muito presente, em Mossoró, com a minha família, mas desde que fui pré-selecionado para o mundial eles me dão todo apoio”, afirma emocionado. Quanto à competição, ele reconhece que a Coréia do Sul é um páreo duro, mas afirma que “o Rio Grande do Norte é melhor no ensaio visual” e está confiante pela avaliação radiográfica ser feito por empresa brasileira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas