quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Potiguar é medalha de ouro em competição no Canadá

- Publicidade -

Mackson Elias dos Santos, 21 anos, natural de Natal, aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (Senai RN), venceu uma competição mundial e traz a medalha de ouro para o Estado na modalidade Mecânica de Refrigeração. Com 549 pontos, contra 532 pontos do segundo colocado, ele superou 21 competidores em uma das provas mais concorridas do torneio. O resultado foi divulgado no domingo passado, na final do WordSkills 2009, a maior competição mundial de educação profissional, que aconteceu de 1 a 7 de setembro na cidade de Calgary, no Canadá.

Mackson recebe o chapéu hospitalidade de Calgary das mãos do prefeito Dave BronconnierPara Rodrigo Diniz de Mello, diretor regional do Senai RN, ao conquistar o primeiro lugar no maior torneio de educação profissional do mundo, Mackson coloca a mecânica de refrigeração do Rio Grande do Norte como referência internacional. “O Rio Grande do Norte está de parabéns, porque isso não é apenas a conquista de uma medalha, mas sim o reconhecimento de ter o melhor profissional do mundo em uma modalidade. Ser o melhor profissional é algo muito difícil, e do mundo, é quase impossível, por isso é tão importante a conquista”.

Com a medalha de ouro, Mackson chega ao principal momento de uma trajetória de sucesso, que começou quando teve excelente desempenho na Olimpíada do Conhecimento no Brasil, na qual foi primeiro lugar na etapa estadual e medalha de ouro na etapa nacional. “Mackson é um exemplo a ser seguido. Para o Senai, isso mostra que a instituição está no caminho certo nos centros de educação e tecnologia e demonstra que há uma excelência em termos de condições de ensino. Além desse título, que pode ser alcançado por outros alunos no futuro, temos também avaliações feitas pelas empresas, que confirmam a qualidade dos profissionais formados. Há uma avaliação positiva de 98% desses profissionais por parte das empresas”, afirmou Rodrigo Mello.

Para obter esses resultados, Mackson enfrentou uma rotina de treinamento de 10 a 12 horas por dia de segunda a sábado. Quando chegou ao Canadá abriu o torneio com chave de ouro, ao receber o chapéu branco da hospitalidade de Calgary das mãos do prefeito da cidade, Dave Bronconnier, representando todos os competidores do mundo na abertura da competição.

Mackson teve como treinador José Rodrigues da Fonseca Segundo, considerado no Brasil como “o professor de campeões” por já ter treinado vários vencedores na Olimpíada do Conhecimento e em torneios internacionais. Mackson retorna para Natal hoje.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas