terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Potiguar ganha ouro na soldagem

- Publicidade -

O potiguar Jackielyson André Ferreira Alves, de 20 anos, conquistou, na 43ª Worldskills Competition, o título de melhor profissional do mundo na área da soldagem industrial. Depois de dois anos e seis meses de treinamento, o mossoroense, que é aluno do Senai Rio Grande do Norte – Centro Ítalo Bologna/Mossoró, volta para casa hoje (18) com a medalha de ouro na modalidade – uma das onze conquistadas pelo Brasil.
Da esquerda para a direta: Lucas Landrine (treinador), Jackielyson Alves (medalha de ouro); Rafael Wenderson e Max Wendel (treinadores)
A Worldskills, a maior competição mundial de educação profissional, foi encerrada no último domingo (16), no Ginásio Geraldo José de Almeida, o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Na lista dos campões em 50 ocupações técnicas, os 56 competidores brasileiros, de 17 a 22 anos, treinados pelo Senai e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), bateram um recorde histórico ao conquistar 27 medalhas:  11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 19 certificados de excelência.

O ouro foi conquistado nas seguintes ocupações: Aplicação de Revestimento Cerâmico, Caldeiraria, Desenho Mecânico em CAD, Instalações Elétricas Prediais, Joalheria, Polimecânica e Automação, Soldagem, Tecnologia Automotiva, Tecnologia da Moda, Tecnologia de Mídia Impressa, Web Design.  Jackielyson Alves treinou por dois anos e seis meses para garantir a medalha. Entre 2011 e 2012,  fez o curso de Soldagem Multiprocessada e está cursando o de Técnico em Metalurgia no Senai Ítalo Bologna. Para representar o Brasil na WorldSkills, Jackielyson passou por uma seletiva e foi escolhido para integrar o time Top One do Senai.

A Worldskills São Paulo 2015 reuniu 1.189 competidores, de 59 países. Além da medalha, Jackielyson recebeu uma premiação no valor de dois mil euros. Ele superou outros 39 competidores. Dividiu o pódio com  Suparat Rattanapan (Tailândia) e  Zhengchao Zeng (China), respectivamente, medalhistas de Prata e Bronze. O desafio dele era completar quatro módulos, que incluem a montagem e soldagem de estruturas de aço carbónico, alumínio e inox, em 18 horas.

“Foi muita emoção. É uma vitória que dedico aos meus treinadores e ao Senai. Quero continuar no Senai preparando campeões e, no início de 2016, devo iniciar minha graduação em Engenharia Mecânica”, afirma Jackielyson.

A diretora regional do Senai/RN, Roseanne Azevedo Albuquerque disse que a instituição está construindo história na soldagem. “Dos cinco treinadores dele, três são do nosso Estado e isso mostra que estamos no caminho certo”, afirma. Ele foi treinado pelos irmãos Rafael Wenderson Morais Pereira e Max Wendel Morais Pereira, e Lucas Landrine, além de outros dois professores do Senai Nacional. Ao avaliar a Worldskilss, ela disse que “foi um grande encontro da educação com o mundo do trabalho e que revelou as mudanças que a educação profissional precisa fazer para que o jovem tenha empregabilidade”.

“O desafio é levarmos essa excelência que vivenciamos para a sala de aula. Não há mais como falar em competitividade, sem falar de inovação” afirmou. A gerente de Educação do Senai/RN, Simone Oliveira, destacou que a conquista do ouro vai abrir portas para Jackielyson. “Ele terá com certeza bem mais possibilidades, a partir de agora. Disputou com países que detêm alta tecnologia e demonstrou que pode superar barreiras”, disse ela.

Rafael Wenderson e Max Wendel afirmam que “cada olimpíada é um aprendizado” e que o Senai tem aproveitado isso muito bem. Na Soldagem, o Senai Mossoró é referência. Já arrebatou quatro medalhas de ouro, na Olimpíada do Conhecimento – a etapa nacional da competição da educação técnica, e duas medalhas na competição internacional – uma de bronze, em 2011, com Lucas Landrine; e uma de prata, em 2013, com Rafael Wenderson. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas