sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Potiguar garante ouro na Worldskills Competition

- Publicidade -

O Senai Rio Grande do Norte – regional Mossoró cravou mais uma conquista na competição mundial de educação profissional – a Worldskills Competition, que foi encerrada neste domingo (16), no Ginásio Geraldo José de Almeida, o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, com a premiação dos campeões em cada uma das 50 ocupações técnicas. Sob aplausos de um ginásio lotado e multicolorido, o competidor potiguar Jackielyson André Ferreira Alves, 20 anos, levou a medalha de ouro na Soldagem, conquistando o título de melhor profissional do mundo na modalidade.
O potiguar levou a medalha de ouro na Soldagem, conquistando o título de melhor profissional do mundo na modalidade
Ele treinou por dois anos e seis meses para garantir a medalha e, no palco, comemorou muito. Na Soldagem, o Senai Mossoró é referência. Já arrebatou quatro medalhas de ouro, na Olimpíada do Conhecimento – a etapa nacional da competição da educação técnica, e duas medalhas na competição internacional – uma de bronze, em 2011, com o competidor Lucas Landrine; e uma de prata, em 2013, com Rafael Wenderson Morais Pereira, que hoje é um dos treinadores de Jackielyson. Em 2007, o Senai Mossoró também ganhou uma medalha de excelência com o competidor Max Wendel.

A Worldskills São Paulo 2015 reuniu 1.189 competidores, de 59 países, divididos em seis grandes áreas: Artes criativas e moda; Construção e Tecnologia da Construção; Produção e Tecnologia de Engenharia; Serviços sociais e pessoais; Tecnologia da Informação e da Comunicação e Transporte e logística. Até o momento, o Brasil já conquistou nove medalhas de ouro, incluindo a de Jackielyson. Para alcançar o ouro, ele superou outros 39 competidores.

Formato da competição
A Worldoskllis, uma maratona de 18 horas de trabalho, divididas em quatro dias, recebeu mais de 259 mil visitantes.

O desafio era completar quatro módulos, que incluem a montagem e soldagem de estruturas de aço carbónico, alumínio e inox. São 4 horas para os primeiros e segundos módulos, que são chamados Corpos de Prova (o competidor solda peças separadas) e uma hora para completar o chamado Vaso de Pressão (estruturas de aço).

A avaliação teve quatro fases: o ensaio visual das peças; os testes hidrostático e radiográfico; e o ensaio destrutivo (para avaliar resistência e falhas internas. Cada peça produzida e cada etapa de avaliação teve uma pontuação pré-estabelecida. No geral, o competidor poderia atingir até 100 pontos.

Sobre Jakielyson
Natural de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, nasceu em 1994. Entre 2011 e 2012 fez o curso de Soldagem Multiprocessada e está cursando o de Técnico em Metalurgia no SENAICET Ítalo Bologna, em MossoróRN.
Para representar o Brasil na WorldSkills, Jackielyson passou por uma seletiva até ser escolhido para integrar o grupo de alunos Top One de várias unidades do SENAI pelo país - o melhor de cada categoria
Para conquistar a vaga e representar o Brasil na WorldSkills, Jackielyson passou por uma seletiva até ser escolhido para integrar o grupo de alunos Top One de várias unidades do SENAI pelo país – o melhor de cada categoria. Nos treinos, participou da Olimpíada do Conhecimento, em 2014, e também foi para os Estados Unidos para um simulado de soldagem com competidores de outros países. Uma de suas metas e um sonho é ser instrutor do SENAI.

“Me sinto um privilegiado e quero retribuir, repassando a outros todo o aprendizado que tive”, comenta Jackielyson, que esteve tranquilo e confiante durante toda a competição. Casado e pai de um menino de três anos, Jackielyson fala que o mais difícil foi vencer a saudade de casa, da família. “Desde março de 2014, não estou muito presente, em Mossoró, com a minha família, mas desde que fui pré-selecionado para o mundial eles me dão todo apoio”, afirma emocionado.

 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas