Cookie Consent
Viver
Potiguares dalém mar: Grupo Carmin faz campanha para ir a Bienal em Portugal
Publicado: 00:00:00 - 06/07/2022 Atualizado: 23:37:24 - 05/07/2022
Para tornar possível levar o teatro potiguar até a Europa, o grupo Carmin lançou em junho uma campanha online de financiamento coletivo. O objetivo é conseguir recursos para ir à Bienal São Palco 2022, em Portugal, que convidou a trupe potiguar para representar o Brasil. A ação precisa adquirir cinco passagens Natal-Lisboa-Natal, orçadas em R$38 mil. A campanha já está chegando em sua reta final e promoverá, nos próximos dias 16 e 17 de julho, uma apresentação especial da peça “A Invenção do Nordeste”, na Casa da Ribeira.

Divulgação
Grupo Carmin vai levar a cultura brasileira para os palcos portugueses

Grupo Carmin vai levar a cultura brasileira para os palcos portugueses

 
A notícia do convite para o evento português chegou de surpresa, e deixou o Carmin bastante animado:  o grupo levaria as peças "A Invenção do Nordeste" e "Jacy" para apresentações em Coimbra, Aveiro e Santarém. O convite partiu dos curadores da Bienal São Palco, que no ano de 2022 marca o bicentenário da independência e o centenário da semana de arte moderna no Brasil. 

“O objetivo é levar para Portugal obras que contribuam com o debate acerca de uma visão decolonial dessa relação Portugal-Brasil”, descreveu a carta convite. Segundo a atriz Quitéria Kelly, fundadora do Carmin, o grupo já havia conversado com os organizadores da Bienal em 2020, mas o contato foi obviamente  interrompido pela aparição da pandemia. O que fez a empolgação vir redobrada agora que o evento retomou suas apresentações e convidou o grupo potiguar para cinco apresentações no país. 

A produção da Bienal foi retomada este ano em tempo recorde, e a primeira etapa da mostra já acontece em setembro deste ano. O Grupo Carmin, que viajará em seis pessoas para apresentar duas de suas principais peças, uma vez que consiga chegar em Portugal, terá toda a assistência de hospedagem, alimentação e translado, no entanto, as passagens internacionais não estão incluídas. "São apenas três meses para conseguir pelo menos cinco passagens, mas estamos, a partir de agora, empenhados para levantar essa grana e chegar na Europa", disse Mariana Hardi, produtora do grupo. 

Como não tem nenhum apoio institucional, seja público ou privado, o Grupo consultou seu público e várias ideias chegaram: como marcar empresas de viagem e companhias aéreas que fazem o trecho Natal-Lisboa-Natal ou mesmo a já conhecida “vakinha”, e neste momento estão recorrendo ao seu principal patrocinador nos seus 15 anos de existência: o público, através de uma campanha de financiamento coletivo. A meta sendo atingida, serão sorteados prêmios surpresas entre os contribuintes.  

A Invenção

As duas sessões de “A Invenção do Nordeste” finalizarão a campanha de financiamento do grupo Carmin com estilo. A peça faz uma reflexão sobre a identidade cultural nordestina, como ela foi forjada e de certa forma assumida pelos nascidos no Nordeste brasileiro. É um ensaio bem-humorado sobre a história da região. Dirigido por Quitéria Kelly e estrelado por Henrique Fontes, Robson Medeiros e Matteus Cardoso, é baseado na obra "A Invenção do Nordeste e outras artes", do historiador Durval Muniz. 

A peça conta a história de um diretor contratado para selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem também nordestino. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para a última fase. Os atores refletem sobre sua identidade, cultura e história pessoal, descobrindo que ser e viver um nordestino não é tarefa simples. O choque cultural leva a reflexões sobre xenofobia, preconceito e estereótipos, com humor e ironia. 

Serviço: 
Campanha Carmin na Europa. Contribuições no site www.sympla.com/teatrocarmin. “A Invenção do Nordeste” dias 16 e 17/07, na Casa da Ribeira. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte