sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Potiguares fazem provas do Saeb

- Publicidade -
Até sexta-feira, dia 1º de novembro, estudantes das redes pública e privada de ensino de todo país realizam as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exame nacional cujo objetivo é diagnosticar a educação básica brasileira por meio de uma avaliação de rendimento educacional. No Rio Grande do Norte, estima-se que cerca de 560 escolas da rede estadual de ensino estarão participando da avaliação. Somando-se as estimativas de alunos das redes estadual e municipais que devem realizar as provas, 150 mil alunos serão alcançados pela avaliação.
Indicador educacional
Destinado a alunos 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e turmas da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, o Saeb é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e aplicada a cada dois anos. Seu resultado, associado as taxas apuradas pelo Censo Escolar, compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que, por sua vez, trata-se do principal indicador de qualidade da educação pública no Brasil. Este ano, cerca de 50 mil estudantes potiguares da rede estadual prestarão a prova. Além desse número, estima-se que 100 mil alunos das redes municipais de ensino do RN também realizarão o exame.
Avaliação
Composta por teste cognitivos e questionários que tangem as matérias de Português e Matemática a prova do Saeb traz, este ano, a novidade que será o formato amostral voltado para as disciplinas de Ciências da Natureza e Humanas, bem como a avaliação contextual, por meio da qual o exame visa analisar o contexto socioeconômico dos alunos a fim de compreender o desempenho destes no teste. Além dessas novidades, este ano também farão a prova alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das redes públicas.  Nesse caso, a prova será aplicada em formato amostral referente as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, em dois dias de aplicação.
Faculdade na comunidade
Hoje, sábado (26), a Faculdade UNINASSAU Mossoró presta serviços gratuitos de saúde, consultoria aos microempreendedores do bairro, orientação profissional, ginástica laboral, dança, entre outras coisas, para os moradores do bairro Nova Vida. A ação acontece das 8h às 12h, na Associação de Moradores Unidos Pela Esperança. Dentre as atividades oferecidas pela Instituição estão: orientação de carreira, elaboração de currículos, postura profissional, além de orientação sobre como impulsionar vendas, mídias digitais aos empreendedores da região. E ainda tem: será ofertado serviços de verificação de pressão arterial e orientações sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar.  Para as crianças, teremos serviços de saúde Bucal, higiene, aplicação de flúor, oficinas de desenhos e corte de cabelo.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio ocorrerá em dois domingos, 3 e 10 de novembro. Os organizadores sugerem que o participante conheça seu local de prova com antecedência, tem uma semana cheia para isso. O Enem avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Realizado anualmente, desde 1998, o exame colabora para o acesso à educação superior – por meio do Sisu, do Prouni e de convênios com instituições portuguesas e a programas de financiamento e apoio estudantil, caso do Fies.

Dica de leitura
A adolescência é um período curioso: são tantas descobertas, o primeiro amor, a escola que vai exigindo cada vez mais, as responsabilidades que chegam, os sonhos alimentados todos os dias. A vida de Matias, protagonista do livro Três dias e mais alguns, do professor Caio Riter, não é diferente da maioria dos meninos de sua idade, talvez exceto pela sua paixão por Star Wars e sua sensibilidade para enxergar seu meio social. Um prato cheio para ser trabalhado em sala de aula por unir um ícone da cultura pop a temas relevantes e atuais.

Novos projetos
Em convergência com os novos movimentos da educação brasileira e a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular, a Editora do Brasil investiu dez milhões em novos projetos no ano de 2019. A verba foi direcionada para plataformas, conteúdos digitais, formação para professores e livros didáticos e de literatura em versão impressa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas