sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

PP é o campeão de votos na eleição para vereador

- Publicidade -

Com 53.948 votos nominais e 1.134 na legenda, totalizando 55.082, o Partido Popular foi o campeão de votos na eleição proporcional em Natal, ficando à frente de PMDB, PDT, PSDB e PT, que tinham maior exposição no rádio e na tevê por causa dos candidatos a prefeito. Com 14,4% dos votos válidos, o PP elegeu cinco vereadores: Rafael Motta, Chagas Catarino, Albert Dickson, Ary Gomes e Paulino Freire. Em segundo lugar ficou o Partido do Movimento Democrático Brasileiro que teve 39.882 votos. A coligação PMDB/PR fez quatro vereadores: Ubaldo Fernandes, Adão Eridan, Bertone Marinho e Felipe Alves.

Os dois partidos que lideram a oposição ao governo da presidenta Dilma Rousseff (PT) no plano nacional tiveram votação modesta. O PSDB do deputado Rogério Marinho obteve 22.235 votos na eleição proporcional, ocupando a 9ª posição, atrás do Partido Humanista, enquanto o DEM do senador José Agripino e da governadora Rosalba Ciarlini ficou em 10º lugar com 15.850 votos. O Partido Verde ficou em terceiro lugar, com 33.314. Mas elegeu apenas dois vereadores.

Na página 7 desta edição, a  TN pública a lista com a votação de todos os candidatos que entraram na disputa por uma das 29 cadeiras na Câmara Municipal. “O candidato que aparece com zero voto na lista pode não ter tido votação, estar com o registro indeferido, mas disputando o pleito por força de  recurso judicial ou, após a preparação das urnas, ter sido indeferido, ter renunciado ou até morrido”, explica a Justiça Eleitoral.

A composição da Câmara Municipal na próxima legislatura mostra que o natalense fez opção de um extremo a outro das ideologias dos partidos. Elegeu três candidatos da coligação PSTU/Psol, ao mesmo tempo em que renovou os mandatos 12 vereadores, trouxe de volta candidatos que tentaram voos mais altos, como Luiz Almir e Paulinho Freire e finalmente consagrou o folclórico Dagô, do DEM, depois de cinco tentativas de conquistar um mandato de vereador. A eleição da professora Amanda Gurgel pode ser atribuída aos jovens da nova classe média, que fizeram um forte movimento pelas redes sociais durante a campanha. Ontem, em entrevista à TV Ponta Negra, Amanda atribuiu o sucesso ao trabalho dos militantes e dos simpatizantes de sua causa e adiantou que vai trabalhar para mudar a forma como o Parlamento se relaciona com o Executivo e com a população.

Os números do Tribunal Regional Eleitoral mostram uma sociedade em processo de transformação, apesar do DNA de alguns eleitos, como os jovens Rafael Motta, Felipe Alves e Bertone Marinho. Vereadores que tiveram atuação destacada ao longo destes quatro anos, mas estavam na base de apoio da prefeita foram derrotados nas urnas. No bloco dos punidos estão o atual presidente da Câmara, Edivan Martins (PV), o líder da prefeita Enildo Alves (DEM), o vereador Ney Júnior (DEM) e o professor Luís Carlos (PMDB). A vereadora Sargento Regina (PDT) se destacou na oposição e no combate à homofobia, mas encontrou um meio de campo congestionado na Polícia Militar, categoria que ela representava na Câmara.

#SAIBAMAIS#Enquanto dois novatos ocupam os primeiros lugares no ranking dos mais votados, outros candidatos  conhecidos ocupam os últimos lugares na lista do TRE. Roberto Ronconi teve apenas 61 votos, Miguel Mossoró 54. O ex-vereador Sid Fonseca, que tornou públicas as articulações que resultaram na Operação Impacto, teve 76 votos.

Derrotados na CMN apontam ‘incompreensão’

A renovação de 58,62% da Câmara Municipal de Natal provocou, no dia seguinte à votação, reações que apontaram “incompreensão” do eleitor. Dos vereadores que atualmente exercem mandato, apenas doze continuarão a exercer o cargo a partir de fevereiro do próximo ano, quando começa a nova legislatura.

Ontem, o vereador Ney Lopes Júnior (DEM) divulgou carta lamentando a derrota na disputa pela reeleição. O parlamentar argumentou que acreditava nos serviços prestados enquanto vereador para conseguir a reeleição, mas que o pensamento foi “ingênuo”. O democrata, porém, disse que não se arrepende da forma como fez a campanha.

“A primeira palavra que transmito a Natal é que ‘prefiro a profunda decepção de não ter sido entendido, do que a vergonha de não ter lutado por um futuro melhor para todos’. Parabenizo os vitoriosos na eleição de ontem. O resultado das urnas expressou a vontade do povo natalense”, disse o parlamentar.

“Pensei ingenuamente na vida pública, que o cumprimento do dever, legislar e fiscalizar o executivo seriam o suficiente para reeleger-me. Dediquei-me de corpo e alma ao exercício do mandato de vereador, para corresponder a confiança popular”, lamentou-se Ney Júnior.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas