Pra degustar com ginga

Publicação: 2020-02-14 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A ginga é um peixe de pequeno porte, frito no azeite de dendê, e servido com tapioca. Esta é a receita que todo mundo conhece e que encanta paladares há décadas. Mas essa combinação pode render muito mais. É o que vai mostrar pelo 4º ano Festival da Ginga, que será realizado neste sábado, a partir das 9h da manhã, na Praça do Pescador, Redinha. O evento convoca os comerciantes da área a criarem as mais diversas receitas utilizando o prato que é símbolo do bairro e patrimônio gastronômico natalense.

Créditos: Alex RegisO prato tradicional com ginga e tapioca também tem espaço no concursoO prato tradicional com ginga e tapioca também tem espaço no concurso


Ao todo, 16 comerciantes do Mercado da Redinha e de restaurantes da praia participarão do concurso gastronômico tendo a ginga como a base dos pratos. A cada edição, a variedade dos pratos aumenta. Tanto é assim que em 2019 o prato vencedor foi a 'Moqueca de Ginga com Camarão'. 

Entre os pratos deste ano estão uma ginga com salada,  crepioca de ginga, empada de ginga, e macaxeira frita com ginga. Os comerciantes da área já submeteram ao concurso iguarias como coxinha, cuscuz, panqueca, e pastel de ginga, entre outras criações saborosas. Cinco jurados avaliarão os pratos e premiarão os três primeiros colocados. Este ano o festival terá um pavilhão coberto com 120 mesas, que vai do Redinha Clube ao Mercado da Redinha. A ideia é proporcionar mais conforto aos consumidores.

“Estamos esperando a presença de mais de 300 pessoas no evento”, calculou o idealizador do festival e assessor técnico da Setur, Franklin Delano Garcia. Casado com uma portuguesa, ele conta que se inspirou no Festival da Sardinha do Porto e trouxe a ideia para Natal. Na cidade da Região Norte de Portugal, a sardinha é servida com vinho.

Segundo Delano, o principal critério de avaliação é a apresentação do prato. “A ginga com tapioca é nosso patrimônio imaterial municipal e estadual. Vamos iniciar uma campanha para tornar a iguaria patrimônio nacional”, ressaltou. O público também será brindado com várias atividades esportivas e de lazer. Nara Costa, Debinha Ramos e Banda do Suvaco serão as atrações musicais que irão animar o público durante o Festival da Ginga.

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aferirão a pressão arterial dos presentes e distribuirão preservativos. Já a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) promoverá competição de canoagem e voos de parapente.

Serviço:
 4º Festival da Ginga. Sábado, a partir das 9h, na Praça do Pescador,

Redinha. Acesso gratuito.









Deixe seu comentário!

Comentários