quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Pra que serve a Filosofia?

- Publicidade -

Isaac Ribeiro
Repórter

Ontem foi celebrado o Dia Mundial da Filosofia, com algumas poucas celebrações na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em grupos particulares de estudo. A data, porém, serve também como reflexão de muita gente sobre para que serve a filosofia. Como aplicar os conceitos filosóficos no nosso dia a dia.
Além de aulas de estudos filosóficos, com temas divididos em módulos, escola também oferece à comunidade palestras gratuitas e ações na área de cultura e voluntariado
No passado, a ditadura militar baniu dos currículos escolares o estudo da disciplina filosofia. Entre vários argumentos para a ação tacanha, está o de que fazia os jovens pensarem. E qual ditador quer um povo pensante e questionador de seus direitos?

Fora os bancos universitários, alguns currículos passaram a oferecer a disciplina. Outras não. Mas para quem nunca teve a oportunidade de estudar filosofia ou não se candidatou a um vestibular para essa faculdade, ainda há uma boa oportunidade. Em Natal existe uma escola de filosofia, aberta ao público e baseada no voluntariado.

A Nova Acrópole nasceu há 57 anos, na Argentina, em Buenos Aires, fundada por Angelo Jorge Livraga. Começou a ser difundida primeiro na América do Sul e depois em vários países. E hoje está em mais de 50 países no mundo. No Brasil, ela está há 30 anos. Em Natal, ela existe há dez anos. Teve uma homenagem na Câmara dos Vereadores pelos uma década de serviços prestados.

#SAIBAMAIS#A escola conta hoje com cerca de 200 alunos. Além das aulas, tem muitas atividades também direcionadas ao público externo; palestras gratuitas, celebrações ao Dia da Filosofia e Dia da Arte, contando sempre com um grande número de pessoas, segundo a diretora. 

Ela conta que a Acrópole se apoia em um tripé formado por Filosofia, já que é feita um estudo comparado de investigação filosófica; a Cultura, porque a ideia é a formação humana através das própria arte e da investigação; e também porque toda a escola é baseada no Voluntariado.

“É uma escola de Filosofia à maneira clássica, ou como eles chamam hoje eles chamam, uma organização filosófica internacional, que é o nomo oficial”, diz Graziele.

As aulas são ministradas em vários módulos. Há um curso introdutório de aproximadamente cinco meses de duração, com três matérias: Ética, Sócio-política e Filosofia da História. Todo o material didático utilizado em sala de aula foi escrito pelo fundador da escola.

Para saber sobre o investimento para ingressar nas aulas, o interessado deve ligar para 3211 0748 ou entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Uma nova turma será iniciada no próximo dia 26.

Entre as atividades gratuitas, abertas à comunidade, a Nova Acrópole anuncia para o próximo dia 29, sábado, a partir das 19h, “A flauta mágica: simbolismo na obra de Mozart”. A escola fica na rua Trairi, 516, Petrópolis.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas