Natal
Praça Cívica recebe jogo educativo que incentiva o combate ao Aedes aegypti
Publicado: 16:50:00 - 13/06/2016
Atualizado: 16:55:52 - 13/06/2016
A ação, que acontecerá em todas as capitais do Nordeste, visa reforçar a importância de não deixar água parada e evitar a proliferação do mosquito. O objetivo do jogo “Zika Zero” é chamar a atenção da população, usando um método lúdico e divertido, para um assunto sério, que é eliminar os criadouros do mosquito. Adultos e crianças receberão orientações sobre o combate ao Aedes aegypti e poderão jogar a versão digital em totens próximos.
A ação começou em Salvador, nos dias 23 e 24 de maio, e continua até 25 de junho, passando pelas cidades de Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e São Luís. As capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa já reuniram cerca de 15 mil pessoas que participaram da brincadeira e aprenderam formas simples e rápidas de combater o mosquito.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explica que a ação explora a mensagem de que a água não deve nunca ficar parada, evitando que se torne um foco para o mosquito. “Cada um de nós deve tomar uma atitude para evitar que o mosquito se prolifere e vire uma ameaça ainda maior”, disse, reforçando que a ação é educativa. “O tamanho da instalação vai chamar a atenção de todos em prol de um mesmo objetivo, que é combater o mosquito que transmite dengue, chikungunya e o Zika vírus”, afirmou.
O jogo estará disponível para adultos e crianças, além de dois totens com a versão digital. A brincadeira inicia com larvas do mosquito Aedes aegypti flutuando na água e no meio do lixo. Por meio de um botão, o jogador faz a água se mexer, causando a movimentação da larva para o alvo indicado, que é uma lixeira. Cada vez que uma larva é colocada no alvo, um alerta com informação sobre prevenção aparece na tela informando o jogador: “Elimine pneus de forma apropriada para que não acumulem água parada”. Além da mensagem, cada larva eliminada dá pontos para o jogador. Ao final do tempo estabelecido, o jogador pode compartilhar em sua rede social quantas larvas ele eliminou.
Leia também
Plantão de Notícias
- 09:39 Mesmo com água acumulada, tráfego de veículos é liberado na Rota do Sol
- 09:19 Boris Johnson renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido
- 08:54 Prefeitura de Tibau do Sul interdita escadarias que dão acesso às praias do Madeiro e do Amor
- 08:10 Brasil deve ter a maior temporada de cruzeiros dos últimos 10 anos
- 07:54 Polícia Civil prende homem suspeito de praticar roubo qualificado na Zona Oeste de Natal
- 07:25 Caern libera Rota do Sol nesta quinta-feira
- 06:51 Brasil tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados
- 00:02 Publicidade Legal - FINOBRASA
Jornal Impresso
Edição do dia:
