Preço da gasolina teve 115 alterações em seis meses

Publicação: 2018-01-11 09:43:00 | Comentários: 0
A+ A-
Entre 03 de julho e 28 de dezembro de 2017, a Petrobras anunciou 115 mudanças no preço dos combustíveis. Os dados são do IBGE, que atualizou nesta quarta-feira (10) os números do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Ontem, a Petrobras também anunciou redução nos preços da gasolina e do diesel nas refinarias

A variação nos valores dos combustíveis é resultado de duas medidas anunciadas em meados de 2017: reajuste do Pis/Cofins e a nova política de preços da Petrobras. Em julho, a alíquota do Pis/Cofins cobrada sobre o litro de gasolina aumentou de R$0,3816 para R$ 0,7925.

Já a nova polícia de preços da Petrobras, foi anunciada no dia 30 de junho e tem como objetivo enfrentar a concorrência do mercado internacional e enfrentar a concorrência. A prática leva em consideração os números sobre câmbio e contações internacionais do petróleo. Com isso, a estatal avalia todos os indicadores do mercado diariamente no lugar de esperar um mês para ajustar os preços repassados ao consumidor.

Ainda segundo o IBGE, a gasolina foi o item com segundo maior impacto sobre o IPCA, liderando o ranking junto com as passagens aéreas. O combustível acumulou alta de 10,32% em 2017 e teve um peso de 4% nas contas domésticas. 

Veja os gráficos de composição do preço dos combustíveis e alterações recentes.



continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários