sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Precipitações devem parar em agosto

- Publicidade -

A previsão da Meteorologia é de que as chuvas continuem a cair, nesta terça-feira (29) e até mesmo neste começo de agosto sobre o litoral leste do Estado. Até as 19 horas de ontem, já havia chovido 81 milímetros em Natal, de acordo com o pluviômetro instalado em Neópolis, que é monitorado pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

O gerente  de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, explicou que a precipitação de chuvas no fim de semana, “foi decorrência de uma atividade que começou no oceano e atingiu o continente”.

#SAIBAMAIS#Gilmar Bristot afirmou que, a partir do momento em que começar a estação dos ventos, a tendência é de diminuição das chuvas entre meados de agosto e início de setembro”. Ele disse, ainda, que no interior do Estado “ocorrem pancadas de chuvas, mas fraquinhas, localizadas em áreas de influência de relevo, como serras e vales”. Na região do Semiárido a tendência é de sol e poucas nuvens, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A Gerência de Meteorologia da Emparn já informava, ontem, que havia para o decorrer do dia, “predominância de céu parcialmente nublado a claro com ocorrência de pancadas de chuvas fracas sobre a região Leste  do Estado, devido ao Sistema de Brisa e instabilidades de origem oceânicas. Para o interior, predominará a condição de céu parcialmente nublado a claro”.

A Emparn monitorou 34 dos 197 postos distribuídos pelo Estado, sendo em sete foram sem chuvas, enquanto os pluviômetros registram chuvas em 27. A maior parte das chuvas alcançou municípios litorâneos e do Agreste, como  Várzea, 10,0 milímetros; Ielmo Marinho,  7,0 mm; São Pedro, 6,5mm; Bento Fernandes, 6,0 mm; Parazinho, 5,2mm e, ainda em João Câmara, Vera Cruz, Monte Alegre, Nova Cruz, Bom Jesus, Lagoa de Pedras e Passa e Fica.

Também choveu em Natal, 22,7 milímetros; Senador Georgino Avelino, 21,3mm; Goianinha 16,1mm:  Baia Formosa, 15,5mm; e Parnamirim, 14,3mm. Choveu ainda em São Gonçalo do Amarante, Baia Formosa, Parnamirim, Maxaranguape, Pureza, Montanhas, Canguaretama, Nisia Floresta e Espirito Santo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas