quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

“Precisamos de policiais nas ruas. E urgente”

- Publicidade -

Bate-Papo com Sheila Freitas, titular da Sesed/RN.

Como será seu trabalho como titular da Sesed?
Vamos fazer um  trabalho conjunto. Isso é muito importante para a Secretaria de Segurança. O que vai mudar vai ser a maneira de conduzir. Eu tenho uma característica operacional e vou continuar tendo. Embora o cargo de secretária precise muito ficar em gabinete e determinar muitas coisas. Eu pretendo fazer um enfrentamento, também, diário. Até porque eu sou policial. Eu estou secretária. Eu sou polícia e eu acho que a gente tem visto, recentemente, os dados assustadores do aumento da violência.
‘Precisamos de policiais nas ruas. E urgente”
#SAIBAMAIS#Qual a motivação desse aumento?   
A motivação desse incremento da violência: nós tivemos fugas, estamos em crise, tem o desemprego. Tem a falta de estrutura das Prefeituras, das cidades, a escuridão das ruas, tem uma série de fatores que levam ao aumento da criminalidade, inclusive, a redução do número de policiais.

A senhora reconhece que há um número reduzido nas ruas?
Nós estamos com um número reduzido, embora já estejamos providenciando os concursos, que infelizmente não é uma coisa que é feita de uma hora para outra porque depende de toda uma burocracia, um trâmite legal que precisa ser preenchido.

A senhora teme, com base no seu histórico de atuação, gerar uma grande expectativa e não correspondê-la?
Não existe fórmula mágica para a gente dizer hoje que vai resolver o problema da Segurança Pública. Eu gostaria de dizer muito. Mas, não sou uma super mulher. Há vários fatores para que a gente possa melhorar esse quadro. Agora, a coisa que eu tenho a dizer é que vou trabalhar muito. Quem me conhece sabe que eu sempre gostei de trabalhar. E eu vou trabalhar mais ainda, pois estarei mais motivada. É um desafio muito grande e gerou essa expectativa em cima de trabalhos que já foram realizados por minha pessoa, enquanto delegada de Polícia Civil. Num universo bem menor do que o universo da Segurança Pública. Eu quero que todos fiquem cientes que, a delegada Sheila, hoje secretária de Segurança, vai procurar dar o melhor que ela tem para a segurança do Rio Grande do Norte.

Qual o seu maior desafio? É o relacionado ao enfrentamento das facções criminosas?
Desde 2015 a gente vive esse problema, que surgiu nos presídios. A gente pretende encarar isso com mais austeridade. É preciso que haja mais austeridade por parte da Polícia e é preciso que haja um dinamismo por parte da Justiça. É preciso que haja um trabalho conjunto, desde o cidadão que denuncia, a Polícia que faz o seu trabalho de investigar e prender e a Justiça com um julgamento célere.

Em relação aos recursos?
Nós temos alguns convênios. Nós temos um aporte muito grande do Governo Federal com o convênio com a Senasp, que pagará diárias operacionais. Nós temos o policial de folga, mas que quer trabalhar. Ele não quer ver essa situação, de policiai fora do trabalho e são vítimas de latrocínio. A gente não quer isso para o cidadão comum, o que dirá para nossos policiais. Nós temos o policial apto a trabalhar, mas nos faltava recursos.

Quais foram as garantias que o governador lhe deu para que o seu trabalho não seja similar aos dos outros três secretários que passaram pela Sesed e não conseguiram grandes avanços em decorrência da falta de recursos?
O governador, vendo a situação em que se encontra a Segurança no nosso estado e vendo as dificuldades financeiras, nos chamou para uma conversa com os secretários da área financeira para a gente ver como adequar o financeiro do Estado à nossa necessidade. Ele (o governador) está priorizando a Segurança. Nós temos um bolo que está pequeno, mas a fatia maior será retirada para a Segurança. Porque é o problema crucial que temos hoje. Nós temos problemas com Saúde e Educação, mas diante de pesquisas, nós temos visto que a Segurança é a principal preocupação do cidadão. Nos foi garantido, dentro das limitações e dificuldades, uma fatia maior para a Segurança Pública.

O que é mais urgente?
Nós precisamos de policiais nas ruas. E urgente. E o policiamento ostensivo nas ruas não é só o homem, não. Precisa de homens, precisa de veículos, combustível, alimentação. É todo um conjunto. É o que nós vamos prometer para a sociedade: esse combate mais efetivo. Nós precisamos nos reinventar. Nós estamos num momento de crise e é num momento de crise que a gente vê que é preciso se recuperar. A gente precisa dar um basta no que está aí. Eu vou trabalhar pelo povo da minha terra. É esse o meu intuito.

A senhora acredita numa integração com a Sejuc?
A gente já tem, inclusive, um trabalho de integração das inteligências. Isso já vinha sendo feito. É importante o trabalho junto para tentar impedir um massacre como aquele que a gente viu (em janeiro, em Alcaçuz), para que se tire, se transfira, se isole. A Sejuc é inserida no Sistema de Segurança. Não há como ser diferente. São duas pastas distintas, porém, o fim é único: segurança.

Como é o seu relacionamento com o titular da Sejuc?
Tenho um bom relacionamento com ele, nenhum problema. E pretendo manter. É salutar.

Perfil
Sheila Maria Freitas de Souza Fernandes e Melo, tem 51 anos. Natural de Natal, é delegada de Polícia Civil do Rio Grande do Norte desde 14 de agosto de 2000. Durante os 16 anos em que está na Instituição, foi a titular da Divisão Especializada em Combate ao Crime Organizado (DEICOR), de Delegacias Especializadas existentes na capital e de unidades distritais da Polícia Civil no interior do Estado. Até ontem, ela era Diretora de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN). Em Natal, ainda foi a titular da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), da Delegacia de Assistência ao Turista (DEATUR) e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DEPREMA).

No interior do RN, comandou as delegacias dos municípios de Caraúbas, Triunfo Potiguar, Martins e Serrinha dos Pintos. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pós-graduada em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Estácio de Sá/FATERN. Sheila Freitas é integrante do corpo docente da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Acadepol). Devido à sua atuação profissional na área de Segurança Pública, a delegada já recebeu vários títulos e homenagens. Entre os títulos estão as Comendas “Júlia Alves Barbosa”, da  Câmara Municipal de Natal; Comenda “Senador Dinarte Mariz”, do Tribunal de Contas do Estado do RN; Comenda da Assembleia Legislativa do RN e  Comenda Amiga do Exército Brasileiro (EB).

Assista a entrevista completa:

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas