Notas e Comentários
Precoce
Publicado: 00:00:00 - 14/05/2022 Atualizado: 00:18:43 - 14/05/2022
O senador Jean Paul Prates classificou como “precoce” a decisão da chapa majoritária ao governo estadual entre o PT e seus aliados. Ele criticou, sem citar nomes, a forma como o secretário chefe da Casa Civil, Raimundo Alves — interlocutor designado pela governadora Fátima Bezerra — conduziu as negociações para compor a chapa majoritária. “O processo foi um pouco apressado, precocemente. Não foi devidamente consolidado. Está claro. Em um momento complicado, dezembro, janeiro, começo de ano, de legislatura. Isso gerou um problema”, disse Jean Paul, durante entrevista à rádio 96 FM. 

Diálogo

O senador petista recomenda serenidade e diálogo com o deputado federal Ricardo Motta (PSB) para resolver o impasse após o anúncio feito de que o aliado será candidato ao Senado. “Pode ser superado [o problema], com tranquilidade, calma, diálogo. Rafael é um cara que tem muito diálogo conosco, com o PT, com a governadora. Tem posição de apoio desde o início ao governo do Estado, tem posição de apoio firme a Lula. Isso vai se resolver de uma forma ou de outra”, afirmou.

Vagas 

Os pré-candidatos a deputado federal dos principais partidos afirmam que suas chapas terão votos suficientes para fazer o quociente  eleitoral. Quando falam sobre o assunto, procuram demonstrar confiança na conquista de duas ou três vagas. O problema é que são apenas oito cadeiras na Câmara dos Deputados para o RN. A disputa vai ser acirrada e alguns vão sobrar. 

Federação

O empresário Habib Chalita vai integrar a nova diretoria da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS). Na eleição, em Brasília, o atual presidente da Federação, Alexandre Sampaio, foi reconduzido para mais um mandato à frente da FNHRBS. A 1ª Vice-Presidência será ocupada pelo empresário Graco Parente, da Paraíba. À frente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita será um dos delegados representantes suplentes da Federação junto à Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Medicamentos

A deputada estadual Cristiane Dantas aponta desabastecimento na na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). “Estão faltando medicações de alto custo e nossa preocupação é com o sofrimento da população que precisa desses remédios para os tratamentos de saúde. Temos recebido diversas queixas de pessoas que precisam da medicação e que estão com muita dificuldade em receber”, disse. A deputada citou o caso do remédio infliximabe, utilizado por pacientes com artrite reumatoide, além da insulina para diabéticos. “Também faltam medicamentos para pacientes de epilepsia e asma e isso penaliza especialmente as pessoas de baixa renda”, apontou. “O remédio infliximabe está em falta há dois meses e esses pacientes têm dores intensas”, disse. Cristiane Dantas também lamentou o fechamento do Hospital Ruy Pereira.

Critérios 

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) surpreendeu os colegas na reunião da executiva do partido, em Brasília, ao criticar a adoção das pesquisas como critério e um eventual apoio do partido a Simone Tebet, possibilidade que agrada a uma parte da bancada e da cúpula da sigla, como candidata a presidente da terceira via. "O que faz um partido crescer é candidatura presidencial. De preferência com baixa rejeição e competitiva", disse Aécio Neves ao portal do Estadão. As direções dos partidos que integram a terceira via definiram que a coleta de dados para as pesquisas será simultânea para levantamentos quantitativo e qualitativo.  A pesquisa quantitativa é feita em grande escala e apresenta uma metodologia baseada em números, métricas e cálculos matemáticos. Já a qualitativa tem um caráter mais subjetivo e refinado. Os resultados não são números concretos, e, sim, avaliações individuais dos entrevistados.

Oeste 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), esteve no Oeste Potiguar. Ele foi a Martins, onde participou com a prefeita Mazé de uma reunião sobre obras executadas no município. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte