quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Prefeita anuncia nomes de sete novos secretários

- Publicidade -

Anna Ruth Dantas – Repórter

Os sete novos secretários da Prefeitura de Natal foram anunciados ontem pela gestora Micarla de Sousa e trouxeram apenas uma surpresa. O novo secretário municipal de Saúde é o advogado Thiago Barbosa Trindade, que atuava como secretário adjunto de Serviços Urbanos. Os demais nomes apontam para uma acomodação política. O PR, do deputado federal João Maia, manteve a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, cargo para o qual foi nomeado o ex-presidente da Codern, Renato Fernandes. O fundador do Partido Verde, Rivaldo Fernandes, será o titular da Secretaria de Integração Governamental. O PV, legenda presidida por Micarla de Sousa, manteve na sua cota a Secretaria de Educação, para onde foi nomeado o vereador Edivan Martins.

Antônio Luna, que era o secretário das obras da Copa, passa a ser secretário municipal de Planejamento. Na lista dos novos auxiliares a prefeita opta por duas soluções “caseiras”: os adjuntos de Ação Social, Alcedo Borges, e de Tributação, André Macedo, foram promovidos para titular.

Mas na lista apresentada pela prefeita ontem faltou um nome: o secretário municipal de Habitação. Esse Micarla também deixou para acomodar aliados. Ela confirmou que será uma indicação do deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB. A expectativa da prefeita é que a escolha seja feita até a próxima semana.

Durante a apresentação dos secretários, Micarla de Sousa confirmou que os assuntos relacionados a Copa do Mundo de 2014 passarão a ser coordenados pelo vice-prefeito Paulinho Freire, presidente municipal do PP. Essa legenda também fica na cota da Secretaria Municipal de Esportes. “Tertuliano Pinheiro continua secretário de Esportes. Ele é uma indicação do deputado Robinson Faria”, frisou a prefeita.

Micarla de Sousa reagiu quando foi questionada se a administração estaria em crise, já que tem uma média de mudar um secretário a cada 24 dias. “Muitas vezes a questão de troca de secretariado aparece para imprensa como sendo algo de crise ou instabilidade. Pelo contrário, é preciso ter pé no chão e saber a hora certa de fazer as mudanças”, ressaltou.

Ela disse que espera continuar com o secretariado “até o final da gestão”, “mas se for preciso fazer qualquer tipo de ajuste eu não terei enfado”. A prefeita fez questão de enfatizar que “esse secretariado não é dos meus sonhos, mas é da minha realidade, que quero contar e cobrar”.

‘Nomeação para Saúde foi ousadia’, diz Micarla 

A prefeita de Natal admitiu que  nomear o advogado Tiago Trindade para a Secretaria de Saúde é uma ousadia, uma aposta. Ela citou os exemplos do médico Antônio Pallocci, que foi ministro do Fazenda, e de José Serra, como ministro da Saúde, como pessoas que fizeram boa administração em áreas diferentes da formação.

“Tiago é um rapaz jovem, sei que tem carga de preconceito porque sofri quando assumi a administração das empresas. Ele é um jovem que tem feito um trabalho muito bom na Secretaria de Serviços Urbanos. Ele é um executivo, tem toda parte operacional”, analisou.

A prefeita avaliou que como a Secretaria de Saúde tem uma “boa retaguarda de técnicos no segundo escalão”, o perfil de titular deve ser de um gestor. “Quando eu escolhi (Tiago Trindade) é por que sei que tenho retaguarda muito boa e preparada, no segundo escalão, com todas as condições de implementar ainda mais todas as questões das políticas de valorização do SUS. Precisava alguém com perfil de gestor, que faça com que as reformas das unidades tenham um fim e as UPAs começassem a funciona”, frisou.

Micarla de Sousa confirmou que chegou a convidar o vereador Hermano Morais para ser o titular da Saúde, mas ele não aceitou porque será candidato a deputado estadual.

Se na Saúde a prefeita faz uma aposta, na Educação ela nomeou um titular que já tem data para deixar o Executivo. O vereador Edivan Martins será o novo secretário de Educação. Mas só ficará no cargo até o mês de dezembro, quando retornará ao Legislativo para assumir a presidência, cargo para o qual foi eleito com mais de um ano de antecedência.

“Quem sabe eu não convenço (Edivan Martins). Quem sabe ele não toma gosto e fica. Não descarto a possibilidade dele continuar na nossa gestão mesmo após dezembro”, comentou a prefeita.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas