sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Prefeita eleita anuncia os nomes de mais doze secretários

- Publicidade -

PRIMEIRO ESCALÃO - Prefeita eleita, Micarla de Sousa nega que tenha privilegiado o DEM

A prefeita eleita Micarla de Sousa indicou os doze novos secretários da chamada “área fim”. Os nomes não tiveram surpresas dos que já estavam sendo articulados e foram apontados como prováveis escolhidos para compor a equipe do primeiro escalão. Nessa nova lista prevaleceram as indicações pessoais da prefeita eleita e pastas tidas como fundamentais ficando com filiados os DEM, no caso da Secretaria de Obras e Viação, e com o PV, no caso da Secretaria de Educação. A área prioritária para a gestora será a saúde e ela fez uma indicação pessoal, que foi o médico Levi Jales.

“Essas pessoas, os nossos novos auxiliares, foram escolhidas, mesmo aquelas indicadas pelos partidos aliados, mediante perfis técnicos. Todos têm relação com as pastas onde atuam”, destacou a prefeita eleita Micarla de Sousa. O Partido Verde venceu a disputa para indicar o novo secretário de Educação, que será o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Elias Nunes. A Secretaria Municipal de Obras e Viação ficou com o engenheiro Demetrius Torres e a presidência da Urbana, com Bosco Afonso.

Para a Secretaria de Trabalho e Ação Social, Micarla de Sousa optou por uma solução familiar. A indicada é a irmã dela, a administradora Rosy Sousa. No secretariado, a prefeita também acomodou três coordenadores da sua campanha política. Além do ex-deptuado federal Augusto Viveiros, que já havia sido anunciado como secretário de Planejamento, estão escolhidos João Bastos para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, e Kelps Lima para a Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano.

No aspecto político, entre os nomes anunciados ontem, o PV teve quatro indicações: Rosy Sousa, Kalazans Bezerra, que vai para Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Elias Nunes, que vai para Educação, e Bosco Afonso, novo presidente da Urbana. No caso específico de Rosy de Sousa e Bosco Afonso, embora filiados ao Partido Verde, foram indicados muito mais por uma relação pessoal com a prefeita. Rosy de Sousa é irmã da prefeita eleita.

“O Partido Verde teve um número maior (de secretários) porque, é mais do que óbvio, afinal de contas, a prefeita é do Partido Verde e temos a responsabilidade de ser a única de uma capital eleita pelo PV. O meu partido tem que estar em número maior”, analisou Micarla de Sousa.

Seminário

Os novos secretários municipais farão na próxima segunda e terça-feira um seminário de integração. O evento também será um “preparativo” para o início da administração e dicussão sobre as metas do novo governo.

Também participam deste seminário os secretários anunciados no dia 15 de dezembro: Augusto Carlos Viveiros (Planejamento, Orçamento e Finanças), Carlos Guedes (Tributação), Roberto Lima (Administração),  Fernando Rezende (Gabinete Civil), Bruno Macedo (Procuradoria Geral do Município), Regina Mota (Articulação e Integração de Ações Governamentais), e João Faustino (Comunicação Social).

Acomodações políticas do secretariado

A prefeita eleita Micarla de Sousa fez, no secretariado anunciado ontem, diversas acomodações políticas. Mas, a principal delas, foi mesmo referente ao senador José Agripino Maia, que tentava emplacar o novo secretário municipal de Obras e Viação. Entre o deputado estadual Robinson Faria, que desejava ver nessa pasta o engenheiro Carlos Magno Pereira; o empresário Haroldo Azevedo, que indicou a engenheira Enilce Barbalho, e o senador do DEM, que desejava o engenheiro Demetrius Torres, prevaleceu a indicação do DEM.

Com isso, o DEM conta diretamente com quatro secretarias. Pertence aos quadros de estreita ligação com o DEM o secretário de Planejamento, Augusto Viveiros, a controladora Geral do Município, Regina Motta, e o secretário de Tributação, Carlos Guedes, além de Demetrius Torres.

A prefeita eleita negou que tenha privilegiado o DEM e disse que a única indicação do senador José Agripino foi o engenheiro Demetrius Torres. “Os demais foram indicações pessoais minhas. O ex-deputado Augusto Carlos Viveiros foi coordenador da minha campanha política”, comentou a prefeita.

Micarla de Sousa acomodou o deputado federal Rogério Marinho na Secretaria de Turismo, com a indicação de Francisco Soares Júnior. Já o deputado estadual Robinson Faria ficou com a Secretaria de Esporte e Lazer, onde  escolheu o médico veterinário João Ananias.

Já o deputado federal João Maia ficou com a Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano, indicando o advogado Kelps Lima.

Bate-papo: Levi Jales – Secretário de Saúde

O senhor assumirá a secretaria considerada prioridade para prefeita…
É com honra que recebo esse convite da prefeita eleita. Vamos procurar fazer o melhor pela assistência a saúde pública de Natal. É um grande desafio, estamos diante de uma situação difícil. Vamos fazer um pacto pela saúde, um grande pacto. Vamos convocar todas as entidades médicas, os profissionais de saúde. Vamos conseguir fazer um movimento, um mutirão em prol da cidade da população de Natal. Vocês vão ver.

Pelo conhecimento que o senhor tem em saúde, por que não funciona?
Existem entraves peculiares a própria saúde, há limitações de recursos também. A questão de gestão também envolve. Há vários fatores. Estamos querendo fazer um diagnóstico correto da situação para tomar a conduta adequada.

Qual será o primeiro ato do senhor como secretário de Saúde?
Vamos dar prioridade a atenção básica de saúde. Há algumas unidades como Mãe Luíza e Guarapes que estão interditadas. Vamos tomar providências em relação a isso. Já fizemos reunião com o Conselho Regional de Medicina e vamos saber os motivos da interdição e providenciar uma solução rápida para viabilizar essas prestadoras de serviço. O importante é que a população não pode ficar sem a assistência adequada.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas