Prefeita reúne secretários e anuncia mudanças de gestão

Publicação: 2011-03-10 00:00:00
A+ A-
A prefeita Micarla de Sousa reunirá hoje os secretários municipais. O encontro, antes da posse dos novos auxiliares, que está marcada para segunda-feira, será para apresentação do “novo modelo de gestão”. Os órgãos de primeiro escalão da Prefeitura vão passar a ser divididos em coordenadorias para agilizar o gerenciamento das ações. “Vou mostrar aos novos secretários e aos que permanecem o formado que estamos implantando na gestão. Essa (gestão) será com coordenações de núcleo. Vamos mostrar como iremos desenvolver o trabalho no dia-a-dia”, destacou a prefeita.

Micarla de Sousa vai empossar os novos secretários em solenidade marcada para segunda-feiraO encontro começará às 9h30. Nos primeiros 30 minutos será permitido o acesso da imprensa. Depois, a prefeita ficará em reunião fechada apenas com os auxiliares de primeiro escalão.

A reforma, anunciada na última sexta-feira, mudou 62% dos auxiliares e ainda trouxe alterações na estrutura dos próprios órgãos municipais. Dos 27 cargos de primeiro escalão, 17 passaram por alterações.

A prefeita disse ontem que a Secretaria Municipal da Mulher, que será ocupada pela irmã dela Rosy de Sousa, não se trata de uma nova pasta, já que foi criada ainda no ano passado. “A Secretaria foi criada ano passado, mas como não tinha orçamento  só poderia funcionar este ano”, afirmou Micarla de Soua.

Na nova reforma do secretariado, a prefeita chega à marca de 44 exonerações em 27 meses de administração. O novo perfil do secretariado traz o presidente de honra do PV Rivaldo Fernandes como o novo secretário executivo do Gabinete Civil, cargo que antes era ocupado por Sílvio Eugênio.

A atribuição de Rivaldo Fernandes será fazer a interlocução política entre a prefeita e os vereadores da Câmara Municipal de Natal. Já o secretário chefe do Gabinete da Prefeita, Kalazans Bezerra, apontado como um “super-secretário”, terá atribuição da articulação administrativa.

Nas indicações do secretariado de Micarla há duas do deputado Henrique Eduardo Alves, no caso os secretários de Mobilidade Urbana Ana Elizabeth Thé, e de Infraestrutura, Dâmocles Trinta. O deputado estadual Antônio Jácome (PMN) indicou Paulo Menezes Júnior para titular da Secretaria de Habitação.

Embora os pessebistas afirmem que não há adesão política, o fato é que o secretariado de Micarla de Sousa tem dois dirigentes do PSB. O ex-secretário estadual de Planejamento Vagner Araújo assumiu a Secretaria de Gestão de Pessoas. O ex-deputado estadual Cláudio Porpino é o novo secretário municipal de Serviços Urbanos.

Ações

Ontem à tarde a prefeita de Natal promoveu uma reunião com diversos secretários para discutir ações preventivas de combate as enchentes. O novo secretário municipal de Integração e Governança Solidária, Sérgio Pinheiro, participou do encontro. “Nessa reunião já tivemos participação de alguns novos secretários. Depois do encontro fomos visitar algumas áreas de risco”, comentou a prefeita.

esporte e copa

O anúncio do ex-árbitro de futebol Rodrigo Cintra para Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da Fifa 2014 trouxe uma polêmica em torno da equipe de auxiliares de primeiro escalão da prefeita Micarla de Sousa. A dúvida ocorre porque a gestora havia convidado para Secretaria de Esporte o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo da Silva. No entanto, o anúncio oficial trouxe o nome de Cintra. A prefeita explicou que a permanência do ex-árbitro na Secretaria de Esporte será temporária até que a Câmara Municipal aprove o projeto da Secretaria Especial da Copa. Nesse período, José Vanildo estará como adjunto. Após a aprovação do projeto do órgão especial do mundial de 2014, Cintra ocupará o posto, e a titularidade da Secretaria de Esporte ficará com José Vanildo. “Essa Secretaria Especial da Copa será muito importante para agilizar os processos”, destacou a prefeita.Pessoas próximas a José Vanildo garantem que ele está insatisfeito com a manobra feita pela prefeita Micarla de Sousa. Há informações de que poderia, inclusive, recuar do convite para integrar a equipe de auxiliares do Executivo.