quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Prefeita vai anunciar amanhã a reforma do secretariado

- Publicidade -

A prefeita de Natal Micarla de Sousa anunciará amanhã a reforma do secretariado. A divulgação dos novos auxiliares será feita através de nota oficial. A prefeita não deverá conceder entrevista coletiva. Nessa reforma, Micarla de Sousa fará uma readequação dos aliados políticos nos espaços administrativos. O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Edivan Martins (PV), e o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) são alguns dos líderes partidários que indicarão nomes para o primeiro escalão.

No caso do presidente estadual do PSDB, ele já se reuniu por diversas vezes com a prefeita da capital e pediu como espaço a Secretaria Municipal de Saúde, ocupada hoje por Tiago Trindade, indicação pessoal da prefeita. Em um primeiro momento Micarla de Sousa resistiu a ceder o espaço para Rogério Marinho, mas assessores próximos a gestora afirmam que ela já teria mudado de ideia e entregue a pasta da Saúde para a escolha do tucano. Essa seria a quarta substituição na Secretaria de  Saúde desde que Micarla de Sousa assumiu a administração municipal.

Já o presidente da Câmara indicará o titular da Secretaria Municipal de Educação. Um dos nomes cotados é o ex-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Walter Fonseca.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) escolheu dois auxiliares para o primeiro escalão. Dâmocles Trinta será o novo secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, e Elizabeth Thé será a nova secretária de Mobilidade Urbana.

Outro político que terá indicação no secretariado é o deputado estadual Antonio Jácome (PMN), recém rompido com o grupo do vice-governador Robinson Faria. Ele indicará o irmão, o ex-vereador Osório Jácome, para a Secretaria de Integração Governamental ou Secretaria de Defesa Social.

A Secretaria de Habitação poderá ser ocupada pelo atual secretário municipal de Obras Públicas, Sueldo Medeiros. A prefeita também deverá mudar a Secretaria Meio Ambiente e Urbanismo, atualmente ocupada por Olegário Passos.

No novo secretariado de Micarla de Sousa ela também terá um representante do grupo da ex-governadora Wilma de Faria. O ex-deputado estadual Cláudio Porpino (PSB) será o novo secretário municipal de Serviços Urbanos. Embora seja ligado a líder do PSB, a indicação de Porpino não traz relação com qualquer apoio peessebista.

Se por um lado acomoda aliados políticos, por outro o novo secretariado de Micarla de Sousa deixa a mostra os rachas com alguns partidos. O DEM, presidido pelo senador José Agripino Maia, e o PR, do deputado federal João Maia, continuarão sem espaços na administração da capital potiguar, numa mostra do rompimento dessas legendas com a administração.

Confira o comentário da jornalista Anna Ruth Dantas sobre o anúncio do novo secretariado:

Dilma recebe Micarla no Planalto

A presidenta Dilma Roussef recebeu ontem, no Palácio do Planalto, em Brasília, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e reiterou o interesse em investir em Natal ampliando as parcerias do governo federal com o poder executivo municipal. Dilma assegurou a Micarla apoio para a realização da Copa do Mundo em Natal e agilidade no trâmite dos processos cadastrados no PAC Social e PAC da Mobilidade Urbana.

Dilma Rousseff e Micarla de Sousa conversam sobre parcerias“O Governo Federal terá uma atenção especial à Natal. Vou lhe ajudar a transformar a cidade num modelo para o país, numa das mais importantes cidades sedes da Copa de 2014”, declarou Dilma Roussef, garantindo à Micarla acompanhamento especial na execução de projetos de infra-estrutura, saneamento e drenagem que tenham relação direta com a Copa do Mundo. Dilma também comprometeu-se em ampliar a parceria com o município nas áreas de saúde, educação e habitação.

A prefeita de Natal Micarla de Sousa aproveitou a reunião, que durou 40 minutos, para convidar a presidenta Dilma Roussef para a inauguração da segunda UPA 24 horas que está sendo construída pela Prefeitura, em parceria com o Governo Federal. A obra, no bairro da Cidade da Esperança, será concluída até o final de abril e a data da inauguração será agendada com o Palácio do Planalto. “Micarla, faço questão de ir à inauguração da UPA”, disse a presidenta.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas