Prefeito de Alto do Rodrigues explica matança de 26 cães no município

Publicação: 2011-04-18 16:59:00 | Comentários: 6
A+ A-
Júlio Pinheiro - repórter

Um vídeo que circula na Internet está provocando revolta nas redes sociais. No fim de semana, a Prefeitura de Alto do Rodrigues sacrificou 26 cães e enterrou os animais em um lixão da cidade. De acordo com o prefeito local, Eider Medeiros, a Prefeitura recolheu 50 cães de rua e os veterinários diagnosticaram que 26 animais tinham calazar, e por isso foram sacrificados e enterrados no domingo (17). Segundo o prefeito, a postagem do vídeo na Internet teve motivação política.

No início da tarde desta segunda-feira (18), um vídeo postado no YouTube mostrava o momento em que funcionários da Prefeitura do Alto do Rodrigues, utilizando uma carrocinha cedida pela Prefeitura de Assu, enterravam os cães em uma vala no lixão próximo à cidade.

O prefeito explicou que apenas animais de rua foram sacrificados e, mesmo antes do resultado de exame laboratorial, dois veterinários da Prefeitura do Alto do Rodrigues atestaram que os cães portavam leishmaniose viceral, mais conhecida como calazar. A doença é comum em homens e cães, sendo mais aparentes os sintomas nos animais. O prefeito Eider Medeiros disse que os cães foram sacrificados para conter um possível surto da doença na região.

"Nós estamos fazendo uma campanha para combater o calazar. Durante toda a semana informamos na rádio e em carros de som que haveria o recolhimento de cães que estivessem nas ruas e os donos teriam 24 horas para ir buscar os animais. Na sexta e sábado recolhemos os animais, 24 foram retirados pelos donos e os outros 26, com claros sintomas de estágio avançado de calazar, precisaram ser sacrificados e enterrados", explicou Eider Medeiros.

Com uma população de aproximadamente 12 mil pessoas, Alto do Rodrigues tem, segundo o prefeito, quase 2.400 cães. De acordo com Eider Medeiros, a atitude de sacrificar os animais antes do resultado do exame laboratorial foi necessária para evitar que outros animais pudessem ser contaminados. "As amostram foram enviadas para Mossoró e teremos os resultados mais à frente, para constar. Os veterinários viram o estado dos cães e era claro que eles estavam com a doença", disse.

Sobre o local onde os animais foram colocados, o prefeito explicou que membros da vigilância sanitária da cidade teriam liberado a vala como destino para os animais mortos. De acordo com ele, os técnicos garantiram que não há risco de contaminação de pessoas ou outros animais com os restos da cães mortos (e supostamente doentes) no lixão.

"Esse vídeo foi coisa do pessoal do DEM, que está revoltado porque deixaram o poder depois de 30 anos. São adversários desesperados", acusou Eider Medeiros.

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários

  • miriamsemc

    GOstaria de expressar minha repulsa pelo ato de assassinato cometido pelo sr. prefeito de de Alto Rodrigues.Fico imaginando que quem o elegeu sao pessoas que provalvelmente nao tinha ideia de sua coragem de usar seu poder p/ mandar assassinar tantos animais como vc o fez , impiedosamente. Quem o sr. pensa que eh?? O dono do mundo, da vida, so porque eh preito de uma cidadezinha no fim do mundo??? Vc pensa que pode mandar tirar aquilo que vc nao criou, que eh A VIDA??? Quao estupido pode ser uma pessoa p/ pensar e agir assim?? Vc sabe que existe a lei contra o abuso e crueldade contra os animais?? Veja so . Moramos num mundo totalmente interligado e vc deve saber. Eu moro em New York..e vi a monstruosidade que vc mandou fazer com os animais..ta tudo na internet. Nao pense vc que isto vai ficar impune..nao vai nao! faremos um abaixo assinado contra vc. e vc tera que prestar contas das suas mentiras, que vc criou p/ assassinar os cachorros. Vc sentira vergonha de sair as ruas, ficara desmoralizado diante de todos que te conhecem. Vc pode ter um certo poder ai neste fim de mundo...mas no resto do Brasil e fora dele vc nao existe. Mas nao se preocupe vc ja ta ficando famosos como assassino de animais. Eu estou divulgando sua atrocidade de todas as maneira que eu conseguir. A todos os orgaos protetores do animais!!! Aguarde!!!! Nao sei se vc na sua pobre ignorancia conhece a frase verdadeira da lei do retorno?? AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA!!! DEUS TE CRIOU E CRIOU AQUELES QUE VC MATOU!!!! VOCE COLHE O QUE PLANTOU!! SESEJO QUE VC PAGUE POR CADA VIDA DE CADA ANIMAL QUE VOCE MATOU,...COMO SEU AVO!!!!

  • miriamsemc

    EU NAO ACREDITO EM NADA DISSO!!! ACREDITO NO QUE VI!!!

  • pedrortljunior

    Se houve motivação política ou não isso não importa pois a denúncia é verdadeira e o fato ocorrido lamentável. Nem sei quem é o prefeito dessa cidade porém este deve ser investigado e em seguida penalizado e o Ministério Público deve entrar no caso abrindo uma investigação haja vista que isso fere além de princípios morais a nossa Lei Ambiental. Como o próprio prefeito falou essa doença dá em homens e animais. Imagina aí depois ele tá mandando matar os homens da cidade que estiverem com calazar.

  • adelaide.nanni

    Eu acredito em: Cegonha, Papai Noel, Fada Madrinha, Saci Pererê, etc., mas não nesse que se diz prefeito. E acessem o portal da prefeitura de Alto dos Rodrigues: diz que eles ganharam Palma de Ouro (educação).!!!!!!!!! Deve ser coisa do demo. Resta saber de que círculo do inferno. É bom o pessoal da prefeitura e o prefeito lembrarem: LEI Nº 9.605 - DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 - DOU DE 13/2/1998 Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. § 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. § 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal. LEMBRETE: ? UM DIA É O DA CAÇA, O OUTRO É DO CAÇADOR?.

  • zorro.cavaleiro.negro

    Prefeito covarde! Você assinou a sua própria sentença! Você pode até escapar da justiça dos homens, mas do veredicto de Deus você não escapará!!! Deus seja louvado sobre todas as nações.

  • jubenaidepaiva

    SEM PALAVRAS...