sábado, 20 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Prefeito inicia projeto de Memorial

- Publicidade -

VISITA - Carlos Eduardo visitou dois museus no Rio de JaneiroInteressado em não apenas terminar a obra do Parque da Cidade, como também em deixá-lo funcionando plenamente, o prefeito Carlos Eduardo já começou a dar os primeiros passos para a instalação de um memorial da cidade que irá funcionar no alto da torre monumental projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, principal monumento do Parque. Nesse sentido, Carlos Eduardo esteve ontem visitando o Museu da República, no Rio de Janeiro, onde foi recebido pelo diretor geral, Ricardo Vieiralves, e também o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, que é municipal e também funciona em um prédio projetado por Oscar Niemeyer.

Ao lado do presidente da Fundação Capitania das Artes, Dácio Galvão, e da secretária de Meio Ambiente, Ana Miriam Machado, o prefeito esteve primeiro no escritório de Oscar Niemeyer, para viabilizar a destinação do espaço colocado no alto da torre de 45 metros exclusivamente para o memorial e para um mirante de onde será possível descortinar toda a cidade. Os projetistas da obra aprovaram a idéia que irá implicar em uma pequena adaptação, já que antes o espaço seria dividido com um café.

Nos dois museus visitados, o prefeito esteve acompanhado pelo crítico de arte Geraldo Edson Andrade, natalense radicado no Rio de Janeiro, onde trabalhou em diversos museus e lecionou em algumas universidades. “Estivemos no Museu da República e no MAC em Niterói porque estamos estruturando o nosso projeto de um Memorial da Cidade e queremos conhecer melhor algumas experiências para decidirmos que linha iremos adotar no memorial e começar a trabalhar para sua efetiva implantação assim que a obra for concluída em junho do ano que vem”, enfatizou o prefeito.

Prefeito visita Museu de Arte Contemporânea

No caso do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a visita foi acompanhada pelo diretor geral Luiz Guilherme Vergara que enfatizou a importância de se garantir uma estrutura própria para o funcionamento do memorial. “Nosso projeto tem muitos pontos em comum com o Museu de Niterói, porque ambos são obras municipais e têm a assinatura de Oscar Niemeyer, o que no caso de Niterói acabou transformando a obra num ícone da cidade”, lembra Dácio Galvão, embora ressaltando que lá a obra atualmente se restringe a um museu isolado e não um parque com suas múltiplas atividades envolvidas.

Tanto o diretor do Mac, quanto o diretor do Museu da República se dispuseram a colaborar com Natal no que for possível para a consolidação do Memorial da Cidade, inclusive, no caso do Museu da República, se oferecendo para a cessão de réplicas ou fac símiles de objetos ou obras que pertencem ao acervo do Museu e têm ligação direta com Natal como a foto dos presidentes Franklin Roosevelt e Getulio Vargas num jipe tirada em Natal e hoje exposta no Museu da República, além de documentos da época em que Café Filho ocupou o Palácio do Catete.

“Nossos contatos foram muito importantes porque abrimos as portas para parcerias  e estamos partindo na frente a tempo de viabilizar o projeto do Memorial com planejamento, para que não seja uma coisa improvisada, queremos inclusive conhecer novas experiências em que se utilize novas mídias e se garanta a interatividade para atrair principalmente os estudantes para o Memorial”, afirma o prefeito Carlos Eduardo.  

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas