sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Prefeito renuncia ao cargo um ano antes da eleição

- Publicidade -

Cézar Alve – Jornal de Fato

Luís Gomes – O prefeito Carlos José Fernandes, de Luís Gomes (447 km de Natal), depois de uma noite de reuniões com vereadores, secretários e amigos, convocou uma reunião extraordinária na Câmara Municipal para o final da tarde de ontem quando  apresentou Carta Renúncia ao cargo. Ele não compareceu à sessão. A carta foi lida pela secretária de Educação. Antes, o prefeito “Dedezinho”, como é mais conhecido na região Oeste, distribuiu um documento na cidade de 9.810 habitantes explicando as razões de sua renúncia: “Digo um grande não a tudo isto em nome de minha dignidade e em nome do que resta dos bons sentimentos em minha mãe Julita e em meu pai Canindé. Eles não merecem tamanho desconforto”, escreveu.

Prefeito Dedezinho Fernandes abraça eleitora em festa de aniversário organizada por correligionáriosNa cidade, a dúvida quanto à renúncia ou não do prefeito começou logo cedo, quando foi enviado a Câmara Municipal um pedido de convocação extraordinário sem explicar as causas. A decisão de renunciar ao cargo para o qual foi eleito em 2008, foi tomada num momento em que o município enfrenta uma das piores crises de abastecimento de sua história. O açude que abastece a cidade não recebe água há dois anos e, em, no máximo 30 dias, não servirá mais para abastecer a cidade serrana.

Devido à queda na arrecadação, o município de Luís Gomes vinha enfrentando dificuldades.  De acordo com o blog Serra de Luís Gomes, os problemas mais acentuados eram detectados nas secretarias de Obras e na de Saúde. Havia reclamação sobre o lixo, ruas no escuro, falta de medicamentos e de médicos entre outros.

Mas Dedezinho, que é advogado, não recorreu a estes problemas para justificar sua renúncia. Na Carta Renúncia distribuída à população de Luís Gomes recorreu à música de Roberto Carlos, à escritora Cecília Meireles e também à Bíblia Sagrada.

Disse que foi criado com princípios éticos norteados pelos seus pais e avós. Lembrou que foi o primeiro e o segundo prefeito constitucional da cidade vizinha de Major Sales e também secretário Parlamentar do Senado Federal, Secretário da Assembléia Legislativa, e finalmente prefeito de Luís Gomes. Assegurou que sempre governou fazendo o que acreditava ser o certo.

“Nos últimos meses venho vivendo um processo que pôs à prova todas as minhas convicções”. Mais adiante, fez uma indagação: “o meu avô Primo estava errado quando me ensinou a ser honesto com as pessoas e comigo mesmo? Erraram todos que me ensinaram a amar, respeitar e preservar as conveniências do seio familiar?” Dedezinho se compara a um jogador de futebol que fez três gols e foi substituído aos 40 do primeiro tempo.

A posse do novo prefeito, Francisco Tadeu Nunes, que é médico, será hoje, às 10h, na sede da Câmara Municipal de Luis Gomes, em solenidade presidida pelo vereador José Ismar Ferreira, que terá como missão pela frente resolver a questão do abastecimento de água da cidade sem dinheiro nos cofres. O vice-prefeito acompanhou a sessão na Câmara que marcou a renúncia de Dedezinho e comemorou a sua chegada a Prefeitura com fogos. Dedezinho não ficou na cidade.

Na noite de ontem, especulava-se na cidade que a renúncia poderia ser uma jogada para poder disputar a eleição municipal de 2012 no vizinho Major Sales, município já administrado por ele.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas